A área de costa de um lago que está permanentemente debaixo de água compreende a zona litorânea . Nesta zona, o sol atinge o fundo do lago . Plantas fotossintéticas , como lírios, algas verdes e plâncton vivem lá, e é a área de maior biodiversidade do ecossistema do lago. A temperatura na zona litorânea é muito impactado pelo clima. Às vezes é mais quente que o ar circundante, causando neblina. Águas pluviais run- off acrescenta sedimentos e poluentes para esta zona .
Limnético Zona
Sunlight não chegar ao fundo na zona limnética .
A zona limnética é a superfície área no meio do lago através do qual a luz solar penetra . Algas verdes fotossintética e plâncton vivem nesta área . Geralmente, você não vai encontrar plantas ligados porque as raízes não pode anexar ao fundo. A temperatura desta região depende luz solar e temperatura do ar circundante.
Zona Profundal
Lagoas são menores e mais rasa do que lagos.
A zona profundal é profundo água que não recebe a penetração da luz solar. Esta parte do lago não tem organismos fotossintéticos . A temperatura permanece relativamente constante ao longo do ano . Ele não recebe o aquecimento do sol , nem é afetado pela temperatura do ar . Animais desta zona obter os seus nutrientes , alimentando-se uns aos outros e alimentando-se de morta e apodrecida questão afundando de cima.
Lagoas Versus Lago Ecossistemas
Lagoas são menores e mais rasa do que lagos .
Lagoa ecossistemas diferem dos lagos porque cobrem menos área e com menos profundidade . Com uma lagoa, a luz do sol penetra até o fundo todo . Por causa de uma lagoa de tamanho menor , as mudanças climáticas locais têm um impacto maior sobre lagoas do que lagos. Organismos fotossintéticos viver ao longo de uma lagoa. Em algumas lagoas, plantas pode anexar a parte inferior em todos os lugares , eventualmente, preenchendo-o com matéria orgânica em decomposição . Quando isso acontece, o lago torna-se um pântano ou um fen .