O primeiro método usa a liberação de ondas sonoras para determinar a velocidade atual. Este método necessita de um medidor de corrente hidroacústicos para medir a velocidade da água . Este instrumento trabalha pela liberação de um "ping" estridente som na água. As ondas sonoras se propagam através da água e reflectir de volta para o instrumento . Este processo é chamado de efeito de Doppler . A corrente de água é medida com base em quanto tempo levou para as ondas sonoras se recuperar para o instrumento. Você pode posicionar o instrumento sob a água ou pode ser montado horizontalmente em paredões ou estacas da ponte. Você também pode anexá-lo para o fundo dos navios.
2
Outro método consiste em atirar um objeto na água. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional , você pode medir a corrente de água , basta jogar um objeto na água e então cronometrar quanto tempo leva para o objeto para chegar a um determinado ponto. Dividir a distância pelo tempo para calcular a corrente de água . Este método é geralmente usado por vigas de rios e caiaque .
3
Um terceiro método é usar um medidor de corrente eletromagnética (ECM) . De acordo com o Instituto Virgínia de Ciência Marinha , uma das medidas de ECM atuais através da indução de um campo magnético em torno de um sensor de cabeça esférica e medindo a força eletromotriz que resulta da água em movimento através do campo . A ECM é utilizado para ser o único dispositivo mecânico disponível para medir a corrente de água . Ele funciona melhor em um ambiente de fluxo controlado .