A caldeira cúpula , chamado por causa de sua forma caldeirão , é uma grande depressão localizada no topo do vulcão. Antes de um escudo formas vulcão , sua caldeira é apenas uma fenda na superfície da Terra com um grande depósito de magma, ou rocha derretida , abaixo dela. Quando o magma se move rapidamente para a superfície , ele deixa um espaço vazio debaixo do chão . Não tendo nada para apoiá-lo , o solo entra em colapso, criando a cratera , o que poderia ter um diâmetro tão grande como três milhas. Lava continua a fluir para fora da caldeira , endurecendo em folhas que se acumulam as longas pistas que compõem os lados do vulcão .
Magma e Magma Chamber
Quando lava esfria, ela retorna ao estado da rocha .
também chamado um reservatório de magma , o magma é localizado na parte inferior do vulcão , perto do centro . Esta câmara mantém o magma que, eventualmente, entra em erupção a partir da caldeira ou as fissuras . O magma em vulcões normalmente é derretido rocha basáltica e vem do manto superior , ou o próprio manto , no interior da Terra . O magma se move para a câmara de magma através de separações das placas tectônicas. Quando o magma atinge a superfície , torna-se lava.
Central Ventilação e Fissuras
Escudo vulcões não são apenas encontrados na Terra. Marte também tem um vulcão escudo , Olympus Mons .
O conduto central conecta a câmara de magma e da caldeira cúpula , permitindo o movimento do magma entre os dois. A abertura central é uma estrutura de tubo -like. Magma também pode fluir a partir de fissuras ou zonas de rifte , nas laterais do vulcão . Alguns vulcões realmente tem erupções mais frequentemente a partir das fendas do que a partir da abertura central. Lava múltipla flui de fissuras muitas vezes criam planaltos lava, longas seções planas encontradas nos lados da montanha do vulcão .