Verificar órgãos sexuais. Obviamente, isso é mais fácil feito em um esquilo morto ou um extremamente dócil , mas este é o único método certo de discriminação para a maioria das espécies de esquilo de árvore . O escroto de esquilos machos podem até ser óbvio a partir de uma distância ; um esquilo fêmea amamentando podem apresentar tetas proeminentes .
2
Identificar as características do dimorfismo sexual , se existirem. Estas são características físicas comuns a , mas que variam entre os sexos. A maioria dos esquilos de árvore não são dimorfismo sexual . No entanto , existem algumas pequenas excepções . Os machos da esquilo pigmeu Africano --- a variedade mais diminuto no planeta --- são um pouco mais pesado do que as fêmeas , de modo especial se vários adultos destes esquilos são vistos juntos , você pode inferir que um indivíduo comparativamente maior é do sexo masculino .
três esquilos de árvore machos de várias espécies engajar na luta competitiva sobre fêmeas reprodutoras .
Fique atento para sinais comportamentais . Em várias espécies de esquilos , como é o esquilo-vermelho -de-barriga da Ásia Oriental, vários machos defendem ativamente a atenção de uma única fêmea durante a época de reprodução. Então, se você ver vários esquilos brigando em detrimento de outro , os tussling provavelmente do sexo masculino. Muitas espécies , como os esquilos vermelhos , perseguem-se em ritual de acasalamento , mas os papéis podem mudar , o que complica a discriminação de gênero .
4
Observe um esquilo de árvore tendendo a jovem em um ninho. Em algumas espécies, como os esquilos Douglas (também chamados chickarees ) , esquilos de árvore masculinos parecem ajudar na construção de um ninho de maternidade --- muitas vezes construídos com folhas e galhos --- mas não se importam ativamente para a prole , uma vez nascido . Assim, um esquilo adulto carregando um bebê em sua boca ou exibindo outro tipo de comportamento dos pais é provavelmente uma fêmea.