Identificar as diferentes espécies de árvores no quintal , usando seus nomes científicos . Para este exemplo, nós temos bordo vermelho ( Acer rubrum ) , bordo de prata ( Acer saccharinum ) , Virginia pinheiro (Pinus virginiana ) e carvalho (Quercus virginiana ) para um total de quatro espécies . Lembre-se de identificar cada árvore para nível e não gênero de espécies. Por exemplo , bordo vermelho ( Acer rubrum ) e bordo de prata ( Acer saccharinum ) estão no mesmo gênero, mas são espécies diferentes.
2
Contar o número de árvores em cada espécie na área de estudo . Neste caso , a contagem rende 10 bordo vermelho, quatro bordo de prata , três Virginia pinho e um carvalho para um total de 18 árvores espalhadas pelos quatro espécies .
3
Calcular Pi para cada espécies pela divisão do número de uma determinada espécie por o número total de todas as árvores na área de estudo . Pi de bordo vermelho é 10 dividido por 18, que é igual a 0,556 . Pi para as restantes espécies é : bordo de prata 0,222 , Virginia pinho 0.167 e Live Oak 0,056
4
Multiply Pi para cada espécie por parte do log natural de seu Pi. . Para bordo vermelho, (Pi ln [ Pi ]) é ( 0,556 ln [ 0,556 ] ) com um resultado de -0,326 . Note-se, o resultado é um número negativo . (Pi ln [ Pi ] ) para as outras espécies é: bordo de prata -0,334 , -0,299 Virginia pinheiro e carvalho -0,161
5
Adicionar juntos os resultados de (Pi ln [ Pi ] ) . para todas as espécies . Porque a fórmula do índice de diversidade começa com um sinal negativo , H = -sum (Pi ln [ Pi ] ) , multiplique o resultado por -1. O índice de diversidade de Shannon -Weaver para esta comunidade é 1.12. Um índice de diversidade de Shannon -Weaver igual a zero indica que apenas uma espécie é na comunidade; como a diversidade aumenta, o mesmo acontece com o número de índice . As mais diversas comunidades têm um índice de sete ou superior. A comunidade nesta ilustração é moderadamente diversificada.