relâmpago pode ter uma temperatura de até 54.000 graus --- três vezes mais quentes do que a superfície do sol. Thunder é uma explosão causada por esta súbita aquecimento e expansão do ar . Ele envia uma onda de choque em todas as direções a partir da fonte do relâmpago , que o ouvido humano percebe como um grande estrondo , rachadura ou estrondo . A luz viaja mais rápido do que o som , por isso sempre vemos o relâmpago antes de ouvir o trovão. O som viaja cerca de uma milha em cinco segundos, para medir o tempo entre o relâmpago eo trovão dá uma estimativa aproximada da distância da tempestade.
Nuvem -solo
Embora não seja o mais comum relâmpago , nuvem -solo é o tipo mais bem compreendida . Relâmpagos nuvem -solo normalmente ocorre quando a parte de carga negativa da nuvem envia um cargas negativas em direção à Terra. Enquanto a tempestade se dissipa , a parcela de carga positiva pode enviar uma carga positiva em direção ao chão .
Intracloud relâmpago
intracloud relâmpago, a forma mais comum de raios descarga , ocorre quando as cargas elétricas passar entre as seções de carga oposta da nuvem. Do chão , esta forma de relâmpagos se assemelha a um flash de luz difusa de cintilação com descargas de energia . A descarga pode quebrar os limites da nuvem , emitindo um flash semelhante a um flash de nuvem -solo visível por quilômetros .
Intercloud relâmpago
Intercloud , ou cloud -to - nuvem, relâmpago ocorre quando a descarga elétrica passa da parcela cobrada de uma nuvem para a parte carregada de outro . O raio preenche o espaço vazio entre as nuvens.
Superior atmosférica relâmpago
" relâmpago superior à atmosférica " refere-se a descargas elétricas que ocorrem na atmosfera superior acima a altitude para relâmpago comum. Alguns desses fenômenos são chamados de elfos , duendes e jatos azuis.
Elves , que ocorrem a partir de áreas de raio ativa nuvem -solo , podem resultar de pulsos eletromagnéticos que se estendem para a parte da atmosfera chamada de ionosfera. eles geralmente tomam a forma de um amplo raio de luz de mais de 300 quilômetros de diâmetro , que dura menos de um milissegundo .
Sprites são emissões avermelhadas que lembram águas-vivas , cenouras e colunas. Eles aparecem cerca de 60 quilômetros acima da parte superior da nuvem mais ou menos ao mesmo tempo que positiva nuvem -solo relâmpago e duram apenas alguns segundos .
jatos azuis, muitas vezes relatadas por pilotos, surgem a partir do topo de nuvens carregadas e se estendem para cima em estreitos cones azuis antes de se espalhar para fora e desaparecendo de 25 a 35 quilômetros de altura . Eles duram apenas alguns segundos . Ao contrário dos outros fenômenos , eles não estão diretamente ligados ao relâmpago nuvem -solo .