laço numa extremidade do brinquedo furtivo para uma cadeira . Arraste a outra extremidade de modo a Slinky é um pouco esticado.
2
Puxe o Slinky para você, em seguida, empurre-o rapidamente para longe . Você verá uma zona de compressão de viajar o comprimento do Slinky . Isto é como uma onda P afeta as rochas através do qual viaja . Todas as ondas longitudinais se comportam um pouco como isso.
3
Agite seu final do Slinky cima e para baixo . Note-se que um tipo diferente de onda agora viaja ao longo da furtivo . Esta é uma onda transversal , e que ilustra como uma onda S afecta a rocha , através do qual ele se desloca . Observe que o sentido de deslocamento é vertical agora - . Perpendicular à direção da onda viaja
4
Empurre e puxe o Slinky - assim como você fez para demonstrar uma onda P - enquanto movê-lo cima e para baixo . Sua mão se move em um círculo. As ondas que viajam ao longo da Slinky agora será semelhante ondas de Rayleigh . Estas ondas têm um movimento circular, um pouco como as partículas em uma onda do mar . Ondas de Rayleigh são muitas vezes as ondas sísmicas mais destrutivas .