Mantas têm grandes nadadeiras triangulares , que se assemelham a asas. Mantas são duas vezes tão larga quanto eles são longos . A envergadura da manta de tamanho normal pode chegar a 22 pés . As barbatanas ajudar mantas executar saltos mortais , rolos de tambor e outras manobras como eles se alimentam . Mantas nas Maldivas foram observados alimentação em grupos de 50 ou mais, nadando em formações apertadas que espiralam seu caminho através das nuvens de plâncton , como um ciclone.
Cephalic Fins
Jamanta obter o polvo nome ou diabo ray das grandes estruturas de chifre-como chamados barbatanas cefálicas que se projetam a partir de cada lado da cabeça. Quando a manta alimenta , as barbatanas cefálicas empurrar o krill e outras pequenas criaturas em direção a sua boca. De acordo com o biólogo marinho da Califórnia Robert Rubin , especialista observou em raias , as barbatanas cefálicas podem conter receptores elétricos similares aos encontrados em tubarões que ajudam mantas sentir criaturas próximas .
Boca
Mantas são filtradores , principalmente . Como eles nadam através de enxames de plâncton ou outras pequenas criaturas marinhas , água e vida marinha são atraídos para dentro da boca . Dentro da boca, tecidos esponjosos esticar os animais de presa da água. Os animais são engolidas ea água do mar passa pelas guelras .
Gills
brânquias da manta são apenas atrás da boca. Como o peixe nada , a água é aspirada para dentro da boca e entre os guelras . As brânquias contêm pequenos filamentos que absorvem o oxigênio da água e expelem dióxido de carbono. O dióxido de carbono é levado como a água passa para fora do corpo através das guelras .
Olhos
Os olhos da manta estão perto da boca , logo atrás das barbatanas cefálicas . Eles podem olhar para a frente e para baixo, mas eles têm dificuldade em ver o que está por trás ou acima.
Cauda
estreita cauda do manta, ligeiramente plana é mais curto do que o animal é grande . Barbatana dorsal da manta é perto da base da cauda . A cauda da maior das duas espécies tem uma massa calcificada abaixo da nadadeira dorsal , contendo uma espinha vestigial .
Claspers
mantas machos distinguem-se das fêmeas por seu pênis -like órgãos chamados claspers . Cada clasper contém uma ranhura que transporta o esperma para o corpo da mulher , onde os ovos são fertilizados . Durante a época de acasalamento , mantas masculinos vai perseguir uma fêmea até o macho mais rápido pega uma de suas asas em seus dentes e aperta -se contra sua barriga. Ele insere o seu clasper em uma abertura chamada de ventilação e libera o esperma antes de nadar fora . Depois de nove a 12 meses , a fêmea dá à luz a 1-2 filhotes.