Algumas espécies não estão directamente relacionados entre si . Por exemplo, fungos decompõem ativamente matéria orgânica morta em um ecossistema . Predadores carnívoros pode não perceber ou já entrar em contacto com muitos dos fungos encontrados em um ecossistema particular.
Recursos abundantes
Em circunstâncias de recursos abundantes , os organismos podem consumir os mesmos recursos, mas não pode achar que é necessário para competir uns com os outros por esses recursos . Com o tempo, essas espécies podem evoluir para ignorar o outro. Por exemplo, diferentes espécies de aves pode se alimentam das mesmas sementes e vermes ao lado do outro . No entanto, se os recursos escassear , essas espécies podem começar a competir uns com os outros e tornar-se territorial.
Não- competitiva
Para duas espécies diferentes não coexistir , eles devem ter alguma forma de competir uns com os outros . Algumas espécies não evoluíram essa capacidade, mas se eles compartilham o mesmo ecossistema ao longo de um longo período de tempo , podem desenvolver essa habilidade . Por exemplo, duas espécies podem desenvolver comportamento agressivo a intenção de assustar espécies competitivos. Uma razão pela qual , por vezes, os biólogos temem espécies estrangeiros que entram em um ecossistema é que as espécies nativas , por vezes, não têm adaptações que lhes permitam competir com as espécies estrangeiras.
Simbióticas Relações
Algumas espécies formam relações simbióticas , o que significa que as diferentes espécies se beneficiam mutuamente em determinadas maneiras. Por exemplo, a maioria das plantas dependem de algumas espécies de bactérias para fixar nitrogênio para que as plantas são capazes de usar o nitrogênio em seus sistemas biológicos.
Complementaridade de nicho
Em vez de competir uns com os outros por recursos, algumas espécies acham mais fácil simplesmente caçar recursos em diferentes áreas. Isso é chamado de " complementaridade de nicho . " Por exemplo, muitas espécies de plantas têm diferentes comprimentos de raiz , de modo que as plantas com as raízes superficiais pode coletar nutrientes próximas à superfície e as plantas com raízes mais profundas pode coletar nutrientes muito abaixo .
Coexistência competitiva
A linha entre a convivência ea competição pode borrar às vezes. Espécies podem buscar comida que eles são os melhores na captura , deixando outras presas de diferentes espécies de animais. Mas de vez em quando , essas espécies podem encontrar-se competindo pelos mesmos de água, alimentos , nutrientes e luz solar.