Quase todas as referências a " mudanças de fase " em recifes de coral relacionado a uma mudança de uma comunidade dominada pelo coral difícil de uma comunidade macroaglal dominado . Em um estudo de referência 1994 , Terrence Hughes concluiu que uma combinação de pressões naturais e provocados pelo homem - nomeadamente furacões e sobrepesca - resultou em um declínio acentuado na cobertura de coral na Jamaica. Quando a população de Diadema, um ouriço-do- mar herbívoros, caiu , o sistema foi deixado com muito poucos animais de pasto , fazendo com que o sistema de mudança para um dominado por carnuda ( corticada ) algas grande . Mesmo quando as pressões foram removidos , o novo , comunidade dominada por algas persistiu como um estado estável alternativo. Exemplos de mudanças de fase semelhante a um ecossistema de macroalgas dominado foram observados em todo o Caribe , a leste do Pacífico , África Oriental e Austrália . Embora muito poucos exemplos demonstram uma reversão do estado alternativa , os gerentes de conservação argumentam que reduzir a sobrepesca pode limitar mudanças de fase .
Coralimorfárias Dominance
Corallimorpharians , como anêmonas do mar , estão na classe Anthozoa .
Corallimorpharians são organismos marinhos de corpo mole , estreitamente relacionadas com anêmonas do mar . Em um estudo multi- ano , Yossi Loya e sua equipe documentaram uma mudança de fase de corais duros para corallimorpharians nos apartamentos recife da Reserva Natural Coral da Eliat no Mar Vermelho do norte. Um evento extremo de baixa-mar , em 1970, redução da cobertura de coral duro de 36 por cento para 5 por cento. Derramamentos de óleo crônicas entre 1970 e 1980 impediu a recuperação desta comunidade coral , levando a um aumento dramático na abundância do rhodostoma Rhodactis Corallimorpharia . Monitoramento de longo prazo do local revela Rhodactis prosperou nos apartamentos recife raso e continua a ser o organismo dominante no ecossistema. Muda para uma alternativa , estado Corallimorpharia dominado foram documentadas em outras partes do Oceano Índico e Indo- Pacífico.
Coral macio Dominance
espécies de corais moles podem outcompete novo recrutas , ou jovem , de espécies de corais duros , recuperação atrasando assim .
organismos comuns em muitos dos ecossistemas de recifes do mundo, corais moles aumentaram em abundância , como resultado da mortalidade coral devido a focos de coroa- de - espinhos estrelas do mar bem como o uso extensivo de pesca com explosivos . Em 1997 e 1998 , o incidente mais grave do branqueamento de corais no registro levou a uma perda de 16 por cento das populações de corais do mundo . O evento foi particularmente grave no Oceano Índico , incluindo as águas rasas do Atol de Aldabra nas Seychelles Sul, onde 66 por cento dos corais duros foram mortos. Em 2004, o coral suave Rhytisma aumentou de 0 a 26 por cento de cobertura , resultando em uma mudança de fase para um dominado por coral, estado alternativa suave .
Esponja Dominance
Esponja
as espécies de esponjas Cliona e Chrondilla foram documentados para monopolizar substrato recife após declínios nas populações de corais duros . Após o branqueamento incidente 1998 coral, cobertura de coral duro caiu vertiginosamente na porção Canal Cay da barreira de corais de Belize . Uma espécie de Chondrilla , a esponja de fígado de galinha , colonizado áreas desocupadas . Uma década depois, um estudo realizado por Richard Aronson revelou populações de corais duros não se recuperou , eo estado alternativa dominada por esponja persistiu. A presença de um ouriço-do- mar herbívoros parece ter impedido uma mudança para uma macro- algas estado dominado , como ocorreu em outras partes da barreira de corais de Belize , desprovidas dessa espécie de ouriço .
Urchin Estéril Unidos
Espécies de Diadema, um ouriço-do- mar herbívoros , corroído grande parte da base de recife em Uva Island, Panamá.
ouriços herbívoros desempenham um papel significativo na saúde dos ecossistemas de recifes de seus controles de pastagem cobertura de algas . No entanto, quando sua população aumentar de forma significativa , ouriços pode ter impactos negativos no recife , tanto predando os corais juvenis e remoção de carbonato de cálcio a partir do quadro coral . Na Ilha Uva recife ao largo da costa oeste do Panamá, um evento El Niño em 1982 e 1983 causou grandes perdas de coral . Em um estudo multi- ano , C.M. Eakin documentou um posterior , um aumento dramático na população de Diadema mexicanus , um moleque herbívoros. Enquanto a população manteve-se elevada , uma quantidade significativa de recife bioerosion destruiu grande parte da estrutura do recife. Como descrito Eakin , os ouriços-do- literalmente " comeu -se fora de casa e de casa ", como a falta de habitat adequado causado populações Diadema a falhar por 2000