ARN mensageiro , ou ARNm , é semelhante ao ADN . No entanto , enquanto que o ADN é na forma de uma escada em espiral , ou de dupla hélice , é uma molécula de RNA de cadeia simples . Assemelha-se a metade de um segmento de ADN ; ela não está torcida . O ARN mensageiro transporta informação de codificação contida no DNA . O mRNA da cadeia é composta por uma série de moléculas chamadas de nucleotídeos . Os nucleótidos de ARNm são adenina , guanina , citosina e uracilo . Esses nucleotídeos são ordenados em sequências compostas de três nucleotídeos cada, cada seqüência de ser chamado de códon . Foram identificadas quatro regiões principais definem uma cadeia de ARNm : o CAP 5 e região não traduzida , que é a parte frontal do cordão ; uma sequência de codificação , o qual transporta a informação de codificação do ADN ; uma região 3 ' não traduzida ; e uma cauda poli-A , uma longa sequência de nucleótidos de adenina que permite que a cadeia de ARNm de deixar o núcleo ( em células com núcleo ) e também protege a molécula da degradação prematura .
ARNt
como ARNm , ARN de transferência ( ARNt ) é uma molécula de cadeia simples . Ao contrário de mRNA , tRNA é torcido em torno de si . Consiste em duas zonas funcionais : um circuito anticodão e uma extremidade 3 ' . A molécula de ARNt é frequentemente descrita como uma cruz com a sua extremidade 3 ' na parte superior e o seu circuito anticodão na parte inferior . O braço mais à esquerda da cruz é chamado de D-loop ; o braço mais à direita é chamado o circuito de t- psi - C . Um ARNt anticodão consiste de três bases complementares para um codão de três bases da cadeia de ARNm . Como ARNm , estes três bases pode ser constituído por adenina , guanina , citosina ou uracilo . A extremidade 3 ' de uma molécula de ARNt ligações para um aminoácido no citoplasma da célula . Cada tipo de tRNA apenas podem ligar-se a um tipo de aminoácido . No entanto, alguns anticódons RNAt vai se relacionar com mais de uma seqüência de mRNA códon .
RRNA
Ribosomal RNA , ou rRNA , compõe o ribossomo em conjunto com proteínas estruturais . O ribossoma é o mais numeroso organelo ( unidade funcional pequeno ) da célula viva . ARN ribossomal é constituído por duas unidades : uma subunidade grande e uma subunidade pequena . A síntese da proteína ocorre entre estas duas unidades . As unidades encerram três sítios de ligação - rotulados A, P e E - que acomodar três moléculas de tRNA e um fio de mRNA durante o processo sintético. Ao contrário do ARNm e ARNt , ARNr , não comporta um codão complementar ou anticodão .
Transcrição
A síntese da proteína inicia-se com o desenrolamento da molécula de ADN e uma separação temporária da sua duas metades . Nucleótidos mRNA livres alinhados contra bases complementares numa metade da molécula de ADN , as bases fracas formam ligações de hidrogénio umas com as outras . Com a ajuda da polimerase do RNA , forma-se uma estrutura açúcar - fosfato de nucleótidos ao longo do mRNA . As fracas pontes de hidrogênio entre os pares complementares de DNA e mRNA em seguida, quebrar , liberando um único fio de mRNA a partir do seu modelo de DNA. As reformas molécula de DNA ; após o processamento para remover regiões estranhas (íntrons ) na vertente mRNA , o mRNA sai do núcleo . Em células procarióticas , que não têm um núcleo , a transcrição ocorre no citoplasma da célula e a última etapa de processamento não ocorre .
Tradução
o citoplasma de uma célula procariótica - ou através de uma membrana na célula eucariótica - tradução começa quando um pequeno e uma subunidade grande da forma de rRNA em torno de um fio de ARNm . O complexo de rRNA começa a mover-se ao longo da cadeia de ARNm . Um de cada vez , as moléculas de ARNt , cada um transportando um único aminoácido , entre o complexo de rRNA , ligam-se a um codão complementar exposto na molécula de mRNA , libertar o seu aminoácido a uma cadeia crescente de aminoácidos que foram libertados por moléculas de ARNt anteriores , e são , em seguida, por sua vez libertado do rRNA . Quando o rRNA atinge um código de parada na cadeia de mRNA , ele pára de ler a vertente mRNA e vinculativa moléculas de tRNA e libera a seqüência de aminoácidos, agora um polipeptídeo . Este polipéptido pode ser ela própria uma proteína ; em conjunto com vários outros polipéptidos , que pode formar uma proteína . Vários complexos rRNA pode ler e processar um único fio mRNA de uma só vez , a produção de várias cópias de um único polipeptídeo ou proteína simultaneamente.