Relâmpagos são descargas eletrostáticas , produzindo ondas sonoras desencadeada pelo calor chamado trovão. Segundo o Instituto Nacional de relâmpago " menos do que 1 % da energia do raio é convertido em som e o resto é libertado sob a forma de luz . " Na verdade , o trovão é produzido como resultado da super- quente ar ( 15.000 a 60.000 graus Fahrenheit ) explodindo ao longo do caminho da luz, que é chamado de um canal de descarga elétrica . A explosão envia uma onda de choque de som. A razão pela qual você vê o flash antes do acidente é que o relâmpago eo trovão movimento em velocidades diferentes.
Relâmpago ea Velocidade da Luz
relâmpago viaja na velocidade da luz , que é 186.000 milhas por segundo, ou 300 mil km por segundo. Isso seria como um jogador de futebol a todo o comprimento de 3.273.600 campos de futebol em um segundo. A luz viaja tão rápido que você vê o clarão de um relâmpago , quase que instantaneamente .
Trovão e velocidade do som
Trovão leva muito mais tempo para chegar vossos ouvidos, porque ele viaja na velocidade do som. As ondas sonoras viajam cerca de uma milha a cada cinco segundos, ou 1.088 pés por segundo. Em comparação, que jogador de futebol só teria que executar 3,66 campos de futebol em um segundo.
Medir a diferença de tempo
Uma coisa a lembrar quando se mede o tempo entre o relâmpago e do acidente do trovão é que, como uma tempestade se aproxima, a quantidade de tempo entre trovões e relâmpagos diminui. Usando um cronômetro ou um relógio com uma segunda mão , iniciar a contagem , logo que os relâmpagos e parar a contagem , logo que o trovão começa a roncar . Divida o tempo medido em cinco segundos ( a velocidade do som ) para descobrir quantos quilômetros de distância do raio foi quando ele atacou. Por exemplo, se o tempo entre trovões e relâmpagos era de 15 segundos, a sua equação será 15/5 = 3 O raio era de três quilômetros de distância.