formação do esperma ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos . Aqui uma célula-tronco espermatogônias divide por mitose . Esta primeira divisão é assimétrica , o que significa que uma célula filha torna-se uma célula haste , enquanto o outro adota características diferentes . Esta segunda célula filha , a spermatogonium , por sua vez, divide por mitose para produzir um espermatócito primário, que agora divide por meiose . A primeira fase da meiose dá origem a dois espermatócitos secundários ; durante a segunda fase , cada espermatócito secundário vai dividir -se em duas espermátides . Essas espermátides não sejam objecto de quaisquer outras divisões , mas continuam a diferenciar a tornar-se células de esperma . Todo o processo de divisão e diferenciação começa na parte exterior do túbulo seminífero e termina em direcção ao centro . Em outras palavras , o Espermatogônias estão localizados perto da borda do túbulo enquanto os espermatídeos esperma e estão localizados no centro .
Oogênese
Oogênese é o processo que dá origem a ovos . Realiza-se no ovário , onde as células germinativas primordiais dividir por mitose para produzir oogônias . Estes, por sua vez, se dividem para produzir ovócitos primários . Os ovócitos primários começam a fase I da meiose , mas não concluí-lo - eles são presos parcialmente , e na maioria dos mamíferos do sexo feminino no nascimento do feto do sexo feminino já tem a sua lotação de oócitos primários . Cada oócito primário é colocado dentro de um pequeno agregado de células chamado um folículo ovárico . Após a puberdade, os ciclos hormonais causam periodicamente alguns dos folículos para começar a crescer de novo; em geral , apenas um será efectivamente amadurecem ao mesmo tempo, no entanto , e durante este processo o oócito primário irá retomar a primeira fase da meiose , dividindo a produzir um oócito secundário e uma célula chamada corpo polar , que é descartado e eventualmente degenera . Enquanto isso, o ovócito secundário inicia a segunda fase da meiose , mas não concluí-lo - ele pára aqui e é liberado através da ovulação. Apenas uma vez que é penetrado pelo espermatozóide se o ovo completar a segunda fase da meiose , formando um outro corpo polar , que degenera .
Principais Diferenças
Como você pode ver, existem inúmeras diferenças entre espermatogênese e ovogênese . Falta muitos dos materiais a maioria das células necessárias para sustentar o crescimento do esperma ; eles têm um núcleo de ADN e transportar um grande número de mitocôndrias , mas muito pequena em comparação com o ovo , que possui um conjunto completo de organelas e uma loja de substratos e enzimas . O ovo é também muito maior do que o esperma e muito menos móveis . Ao contrário da espermatogênese , que ocorre mais ou menos seguindo continuamente a puberdade, oogenesis só ocorre em determinados momentos ( em uma base mensal em seres humanos , por exemplo) .
Outras diferenças
Oogenesis produz corpos polares , células que são descartadas durante divisões meióticas ; durante a espermatogénese , pelo contrário , nenhum desses corpos polares são formadas . Por conseguinte , um único oócito primário dá origem a apenas um ovo e três corpos polares enquanto que uma única espermatócitos primários pode dar origem a quatro esperma . Além disso , o número de ovos de uma fêmea pode produzir é limitado na maioria das espécies de mamíferos, por o número de oócitos primários disponíveis , enquanto que o número de esperma de um homem pode produzir não é limitado na mesma maneira .