localização latitudinal é um fator importante que afeta a temperatura do clima . O mais perto do equador você ficar, mais quente será com menos mudanças de estação e duração do dia . Os raios do sol entrar em um ângulo reto e produzem mais calor durante os longos dias tropicais. Em latitudes mais altas, a radiação solar é mais fraca angular e seu calor é menor devido às longas noites de inverno , criando um clima polar frio. Zonas temperadas apresentam variações climáticas sazonais extremas.
Topografia
A configuração da terra tem uma forte influência sobre o clima de uma área. Alta montanha climas alpinos são mais frias do que os vales abaixo . As montanhas bloquear cheio de umidade movimento de ar para influenciar a quantidade de chuva e queda de neve. A distância da região do oceano ou de uma grande massa de água afeta o clima , produzindo invernos mais quentes e verões mais frios. Os níveis de precipitação são aumentados pela proximidade de água . Vulcões e corroendo afloramentos de rocha carbonática como calcário contribuir dióxido de carbono para a atmosfera por um efeito de aquecimento .
Variações orbitais
As variações na órbita da Terra chamou os ciclos de Milankovitch pode ser o principal fator que afeta o clima global. A forma da órbita da Terra varia de circular a ligeiramente elíptica. Essa variação determina a distância entre a Terra eo sol. 100.000 comprimento ano do ciclo orbital correlaciona-se com o comprimento dos ciclos de idade gelo . A inclinação do eixo em relação ao plano orbital da Terra se desloca regularmente e afeta a duração do dia e do ângulo dos raios do sol .
Atividade Solar
A saída variável de o sol afeta o clima global e regional. Com o aumento e diminuição da saída radiational do sol , muda o vento solar e , consequentemente, o clima espacial em torno da Terra. Mudanças na magneto- esfera da Terra oferecem mais ou menos proteção contra o vento solar, com consequências para o clima . Manchas e erupções solares estão relacionados à variabilidade do clima . O Mínimo de Maunder foi um período de muito pouca atividade das manchas solares , que coincidiu com a " Pequena Idade do Gelo " de 1645 a 1715