O ar quente no equador da Terra sobe e flui em direção ao Pólo Norte. Como ele flui para o norte do equador , a força criada pelo efeito Coriolis empurra o ar para a direita. Como os fluxos de ar do nordeste e chega a 30 graus de latitude norte esfria , o que faz com que ele desça na atmosfera e começam a fluir em direção ao sul do equador. No Hemisfério Sul a corrente de ar é empurrado para a esquerda , movendo-se o fluxo de ar ao sudoeste até que desce a 30 graus de latitude sul e começa a fluir de volta ao norte do equador .
Oceano Currents
Quando o efeito Coriolis empurra os ventos do hemisfério norte para o hemisfério sul os ventos para a esquerda e direita, as correntes de vento que afeta empurrar a água da superfície dos oceanos na mesma direção que eles estão soprando . É por isso que os do hemisfério norte oceano movimentos atuais em uma espiral no sentido horário ou leste de continente para continente , enquanto os do sul do hemisfério move em um sentido anti-horário ou espiral oeste do continente para continente.
Giros
as grandes correntes oceânicas são causadas pelo efeito Coriolis curvando as principais correntes de ar , que por sua vez movimenta a água e faz com que circulam em grandes correntes denominadas giros . Giros ocorrem nos oceanos que estão localizados ao norte e ao e ao sul do equador . Há cinco giros Oceanwide . Eles estão localizados no Atlântico Norte , Atlântico Sul, Pacífico Norte , Pacífico Sul e no Oceano Índico.
Gulf Stream
A Corrente do Golfo ou do Norte Deriva do Atlântico é um grande corrente oceânica causada pelo efeito Coriolis que se move a oeste através do Atlântico. A Corrente do Golfo inicia seu ciclo no Golfo do México, onde ele flui através do Estreito da Flórida , a leste da costa dos Estados Unidos e depois se estende para o norte e para o leste sobre para a Europa antes de retornar ao Golfo .