As orquídeas constituem uma das maiores e mais variadas famílias de plantas de floração , com mais de 20.000 espécies conhecidas . Orquídeas são muito comuns em regiões tropicais, onde a maioria das espécies são epífitas, plantas que passam a vida inteira vivendo em outra planta . Estas flores crescem não- parasita em árvores , absorvendo água da chuva e árvores cavidades , e extrair energia a partir da luz solar que chega através do dossel . Eles atraem traças e voa para fertilizar suas flores .
Hemiepífitas
Hemiepífitas começam suas vidas no dossel , semelhantes às epífitas , mas ao longo de suas vidas, eles crescer lentamente raízes para o chão . As condições secas no dossel significa este processo leva muito tempo , mas uma vez que as raízes atingem o solo , as plantas começam a crescer mais rapidamente. Eles podem, então, prejudicar a sua árvore hospedeira . Por exemplo, a figueira estranguladora , membro videira-como da família figo, tende a rodear lentamente sua árvore hospedeira , sufocando -o . A árvore hospedeira morre e se decompõe , deixando um estrangulador oco centrada crescer em seu lugar.
Lianas, cipós e trepadeiras
As lianas , cipós e trepadeiras tudo começam suas vidas na terra em forma de arbusto -like ou rastejando como uma videira. No entanto, uma vez que alcançam um tronco de árvore nas proximidades, estas plantas mudar sua estrutura de crescimento e subir para a copa para buscar luz. Estas plantas manter as suas raízes no solo, e nunca tirar os nutrientes da árvore. No entanto, sua ascensão para a copa pode causar problemas para a árvore hospedeira . Seus hábitos de peso e escalada pode, eventualmente, matar a árvore que os suporta. De acordo com a Monga Bay, essas plantas contribuem para a mortalidade de árvores na floresta tropical, e manter essa diversidade de habitats .
Bromélias
Como orquídeas, bromélias são um tipo de ephiphyte . Eles passam a vida inteira no dossel da floresta , suas raízes nunca tocar o chão. Esses parentes abacaxi possuem folhas grossas de cera , que criam uma forma de tigela . Bromélias captação de água para uso posterior, e muitas vezes oferecem abrigo para os animais aquáticos dossel e semi- aquáticos , incluindo sapos , salamandras, caramujos , larvas de mosquitos e besouros. A grande bromélia tanque pode conter mais de dois litros de água , e é muitas vezes usado como um berçário girino por sapos.