No dia anterior erupção do monte Saint Helens " , os observadores notaram uma mudança fundamental na montanha : Tem cara nordeste tinha abaulada para fora cerca de 450 pés. Essa transformação repentina era um forte indício de que o magma ( rocha fundida ) tinha subido a um alto nível dentro do vulcão . Isso significa que um dos principais fatores que causam a montanha em erupção foi um deficit na densidade entre o magma em nível superficial e seu entorno e rochas suspensas. Isso acontece porque, como a crosta terrestre derrete , ele cria mais leve magma , flutuante que sobe à superfície e entra em erupção .
Propriedades Magma
Outro contribuinte provável que a erupção de Monte Santa Helena foi o problema de voláteis dissolvidos no magma , tais como dióxido de carbono , dióxido de enxofre e água . Enquanto que a quantidade de gás dissolvido no magma a pressões atmosféricas normais, é negligenciável , aumenta significativamente com o aumento da pressão no interior da câmara de magma de um vulcão coluna . Em 18 de maio , havia bastante voláteis pressurizados em Mount Saint Helens para enviar uma coluna de erupção de cinzas e gás ao longo de 15 milhas na atmosfera da Terra .
Magma Volume
a erupção de um vulcão também pode ser o pontapé inicial de profundidade sob a crosta terrestre como novo magma é injetado em uma câmara já está cheio . Quer ou não os dois tipos de magma são semelhantes ou díspares, esta injeção força o magma para subir no conduto do vulcão, em erupção na superfície. Mount Saint Helens ' magma bojo antes de sua erupção indicou um aumento significativo no volume de magma , que uma injeção pode ter contribuído .
Earthquakes
De acordo com os EUA Geological Society , enquanto que as erupções vulcânicas são por vezes precedido e seguido por menor para maior atividade sísmica ( na forma de terremotos ) , o registro histórico dos dois tipos de atividade não indica nenhum relacionamento causal fácil. E, embora haja alguns exemplos históricos autônomos de erupções desencadeadas por terremotos , Mount Saint Helens , em 1980, não é um deles . Portanto, a série de terremotos que aconteceu antes e depois que a erupção deve ser visto com mais precisão como indicadores e tremores secundários , respectivamente .