Conduta espécies contagem . Existem vários métodos para estimar o número total de tipos de plantas e animais em um determinado ecossistema , incluindo aleatoriamente selecionando inúmeras pequenas parcelas dentro que para identificar cada espécie. Alguns ecossistemas são naturalmente deficientes em espécie : O componente floral de um deserto , pode ser bem menos rica do que uma floresta tropical. Mas muitas vezes um ambiente pobre em espécies indica um degradada de alguma forma, como por caça excessiva ou desenvolvimento humano. A presença de espécies exóticas invasoras , é mais um sinal , pelo menos , de uma paisagem humana impactados.
2
Identificar a presença e estado de predadores . Estes não precisam ser sempre grandes, animais vistosos como crocodilos ou tigres . Em um ecossistema particular, o predador de topo pode ser uma raposa, um lagarto , uma estrela do mar . Estes caçadores na cimeira da cadeia alimentar são importantes indicadores da saúde de um ecossistema, uma vez que tendem a sofrer de problemas em degraus mais baixos . A perda de predadores de topo de um ecossistema pode resultar em um florescimento de caçadores de nível mais baixo que uma vez colocada em xeque , o que , por sua vez , pode reduzir as populações de outros organismos.
3
Pesquisa diversidade de habitats do ecossistema. Grande, trechos homogêneos de habitat , tais como a plantação de árvores ou uma metrópole urbana tendem a reduzir o número de nichos ecológicos disponíveis . A maioria dos ecossistemas naturais apresentam alta diversidade de habitats : vendavais e incêndios florestais produzem clareiras em uma floresta , por exemplo, enquanto as planícies ribeirinhas oferecem um mosaico de paisagens alagadas , sazonalmente inundados e secos. A influência humana muitas vezes visa reduzir a variabilidade em um ecossistema - represamento ou canalização dos rios , por exemplo, para moderar a sua sazonalidade - . Que , por sua vez , pode degradar seriamente
4
Medida por poluição. Os ecossistemas podem revelar contaminação por emissões industriais ou agrícolas e produtos químicos em uma variedade de maneiras. Liquens, que são associações simbióticas de fungos e algas , são frequentemente utilizados como indicadores de poluição do ar , a que eles são extremamente sensíveis . Solo e da água de teste para a sua qualidade.