O que afeta um lençol freático ?

O lençol freático é a linha divisória entre o metro de água subterrânea , ou saturada ou freática , zona abaixo ea insaturada , ou vadosa ou de aeração , zona acima. Na zona de águas subterrâneas , cada poro no sedimento ou rocha da qual ele é composto está saturado com água. Na zona vadosa , o sedimento ou rocha é apenas parcialmente cheio de água ; água tem espaço para se mover para baixo , puxado pela força da gravidade para a mesa de água . As variações do lençol freático Natural

A distância entre a superfície do solo para o lençol freático é variável de um lugar para outro . Ela tende a ser mais profundo sob colinas e menos profundo sob vales. Profundidade do lençol freático não é estática ; mudança no seu nível pode depender de uma variedade de factores . Algumas mesas de água estão sujeitas a mudanças freqüentes por um número de pés , enquanto outros tendem a flutuar e, ocasionalmente, por apenas alguns centímetros .
Considerações Clima

Quando as chuvas são freqüentes e pesado , a água infiltra -se, terreno anteriormente insaturada torna-se saturado eo lençol freático sobe. Durante os períodos sazonalmente secas ou estiagem , a água é retirada para a superfície e do lençol freático cai. Em locais onde o lençol freático é centenas de metros abaixo da superfície no entanto, pode levar um longo tempo para a água de viajar através da zona vadosa para a zona saturada ; variação sazonal do lençol freático pode ser mínima ou inexistente .
porosidade

A composição geológica da zona saturada em diferentes áreas geográficas varia consideravelmente , e diferente tipos de sedimentos e rocha têm diferentes níveis de porosidade , ou capacidade de reter a água . Esta capacidade de retenção de água é expressa como uma relação : o espaço dos poros de materiais sólidos por unidade de volume . Por exemplo , areia que é saturado pode ter 30 por cento de espaço de poros de 70 por cento de sólidos . Rocha fraturada, por comparação, pode ter apenas 1 por cento espaço poroso de 99 por cento de sólidos . A areia é muito mais porosa do que rock e pode armazenar mais água. Assim , o lençol freático acima de uma zona de areia águas subterrâneas irá subir ou cair mais lentamente do que o lençol freático acima de uma zona de águas subterrâneas rock.
Aquíferos

A zona de águas subterrâneas suficientemente poroso para permitir que a água se move através facilmente é chamado de um aquífero. Pessoas perfurar poços em aquíferos de retirar água para uso . Chuvas naturalmente recarrega , ou recargas, aquíferos , mas em diferentes taxas de reabastecimento . Se a água é bombeada para fora mais rápido do que a taxa de recarga natural de infiltração superficial ou riachos , pode sacar o nível do lençol freático até agora que os poços batendo no aquífero secam.
Cobertura Vegetal

As águas subterrâneas recarrega menos rapidamente e, portanto, o lençol freático flutua menos em áreas que são cobertas com vegetação espessa do que em áreas do mesmo tipo de solo que estão sem vegetação . Vegetação retém a umidade e retorna para a atmosfera através da evapotranspiração , permitindo assim menos água para se infiltrar no solo e se infiltrarem até ao nível do lençol freático.

Irrigação

poços aquíferos torneira para retirar água para fins de irrigação são um dos maiores desafios para a manutenção de um quadro estável de água . Irrigação normalmente requer altas taxas de retirada para a estação de crescimento . Poços municipais e industriais também retirar grandes volumes de água, mas fazê-lo de forma intermitente ou mais uniformemente ao longo do ano . Quando uma tabela de água foi reduzida mais do que é considerado saudável , água de superfície é propositadamente injetado na água subterrânea, que é conhecido como recarga artificial.
Outros fatores que afetam a Tabela Water Fotografia

retenção de águas pluviais ou de recarga lagos e sistemas de tratamento de águas residuais , tais como fossas e áreas de drenagem do tanque séptico , reter a água que de outra forma descem para as águas subterrâneas e levantar o lençol freático . Um aumento na construção de superfícies impermeáveis ​​, tais como betão , também impede a penetração de água no solo . Em um bairro de Cairo pobre, um sistema de esgoto vazando realmente causou o lençol freático subir , o que não foi um resultado desejável , e ameaçou decompor as ruínas de pedra calcária de Heliópolis antiga, a 6.000 anos de idade, primeira grande cidade sacerdotal do Egito. Em lugares como a Flórida , que é sustentada por calcário poroso , o lençol freático é sensível ao movimento de terra causados ​​por terremotos . O Distrito de Gerenciamento de Água do Sul da Flórida informou que houve um aumento de até 3 polegadas na tabela de água cerca de 30 minutos após o terremoto japonês , de 11 de março de 2011, apesar de ter ocorrido mais de 7.000 quilômetros de distância.


Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]