De acordo com o relatório de avaliação de 2007 clima mudança pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima , o aquecimento global já reduziu a cobertura de neve em algumas partes do mundo e contribuiu para um aumento das temperaturas médias média ao longo do ano. Projeções do aquecimento global sugerem que entre 2011 e 2030 , as temperaturas médias vão subir entre 0,64 e 0,69 graus Celsius. Durante o mid - 2046-2069 - e tarde - 2090-2099 - períodos do século , as temperaturas devem subir por um maior número de graus e ser mais dependente de futuras mudanças no clima . A partir destes dados , pode-se postulou que a biodiversidade da Terra irá mudar significativamente devido a estas temperaturas mais altas.
Biodiversidade Marinha
efeitos do aquecimento global sobre os oceanos do mundo incluem a subida da água temperaturas, aumento do nível do mar e da migração de algumas espécies marinhas . Em 1999, um evento de aquecimento , no noroeste do Mediterrâneo causou mortalidade em massa de 16 espécies que viveram ao longo das margens . Aumento da temperatura global pode provocar efeitos semelhantes em maior escala , o qual pode então afectar outras espécies relacionadas directamente através da cadeia alimentar . Os corais também podem ser afetados pelo aquecimento . Temperaturas da água mais elevadas podem causar uma perda de zooxantelas simbióticas , que pode levar à morte coral . Coral morte pode afetar as muitas espécies que fazem suas casas apenas nos recifes de corais . Muitas espécies de maior porte vai migrar para águas mais frias mais perto dos pólos , depois de tempo , o que afetará as espécies que já vivem lá e não pode migrar mais longe.
Climatic Envelope
os cientistas usam um envelope climático , ou envelope bioclimático , para estimar o efeito das mudanças climáticas sobre a espécie. Este envelope é a gama de temperaturas , chuvas e vários outros parâmetros relacionados com o clima em que exista uma espécie. Como o aquecimento global afeta a Terra , esses envelopes climáticos moverá com base na temperatura e as mudanças relacionadas. As espécies que viveram nesse envelope terá, então, a migrar junto com ele. Isso faz com que as alterações na biodiversidade quando as espécies entrar em novos territórios ocupados por outras espécies. Outras espécies podem não ser capazes de migrar devido a obstáculos naturais ou provocadas pelo homem , que pode resultar na extinção da espécie . Um exemplo disto já está ocorrendo pode ser encontrado na linha das árvores perto do Monte Hotham nos Alpes vitoriana. Em 2005, mudou-se em altitude de 40 metros , como resultado da mudança climática recente prévio.
Migrações Globais
Como o aquecimento global continua a ser um factor de mudando de envelopes climáticas , espécies terá que ser capaz de acompanhar as mudanças para sobreviver. As espécies que não são capazes de fazê-lo pode ver uma diminuição da população ou mesmo extinção, como resultado . Certas partes do mundo são mais propensas a isso. O México, por exemplo, tem a maior diversidade de répteis devido aos seus habitats isolados deserto . Algumas destas espécies , como a tartaruga do deserto , pode não ser capaz de manter-se com rápidas mudanças temperaturas. O mesmo é o caso com o Nyala na África ou a cotovia vermelho Sul-Africano. Canadá e Rússia também são susceptíveis de ser mais atingidas pelas mudanças relacionadas com o aquecimento global na biodiversidade , pois muitas espécies migratórias norte terá que competir com barreiras artificiais.