Liverworts , o mais simples plantas verdadeiras , são plantas não vasculares , cujas folhas ribbon-like têm a forma de lóbulos do fígado humano. O nome , uma palavra anglo-saxão , significa "planta fígado " e no início pensei que os britânicos gênero Marchantia doenças do fígado curado. Liverworts costumavam ser classificados juntamente com musgos e hornworts em um plyllum Bryophyta , mas agora eles têm o seu próprio filo Hepatophyta . Os cerca de 8.500 espécies de hepáticas se reproduzem por esporos.
Liverworts na tundra ártica
A tundra ártica é encontrada principalmente no hemisfério norte norte do cinturão taiga . Svalbard , um arquipélago na parte norte da Noruega, teve 85 espécies de hepáticas , em 1995 , e da Islândia tinha 146 espécies liverwort em 1983 de 135 espécies do Ártico do Alasca tundra ( a partir de 1988 ), dois hepáticas ainda existentes na tundra ártica do Alasca são membros do ptilidiaceae família . O Marchantia polymorpha L. , uma grande hepática plana, é unissexuais com as plantas masculinas tendo lóbulos discos enquanto os papéis femininos são lobos digitiformes de cultivo fora do caule principal. Ptilidium ciliare , um exemplo de uma frondosa hepática , é comum na tundra úmida. Suas folhas côncavas têm margens ciliadas e olhar inflado.
Liverworts na Antártica Tundra .
Na Antártida, onde 1 por cento da terra é livre de neve e disponível para as plantas , 150 espécies de hepáticas foram encontrados em 1988 no Monte Flora em Hope Bay , na Península Antártica , Antártica Ocidental , hepáticas chamados Schizolepidella gracilis eo birkenmajert Schizalepidella existe. O gênero Schizolepidella representa hepáticas mais antigos do mundo da ordem Jungermanialess . Fora da flora no Monte Flora durante o tempo jurássico adiantado que incluiu coníferas, cavalinhas , samambaias, cicas, samambaias com sementes e Bennettitales , estes hepáticas são as únicas plantas ainda presentes . Tundra antártica na Península Antártica tem 25-30 espécies de hepáticas .
Liverworts no Alpine Tundra
Alpine tundra compreende frio, vento, áreas sem árvores localizadas no topo de montanhas e outras altitudes elevadas . Exemplos são os páramos , as úmidas altas habitats , frios , da Cordilheira dos Andes no norte da América do Sul, que compõem cerca de 2 por cento da área total dos países em que eles são encontrados. Dos 265 tipos de hepáticas encontrados nessas áreas , cerca de 25 por cento são endêmicas .