A temperatura da superfície da água parece ter uma conexão direta para desencadear o crescimento de algas . No Golfo do México, proliferação de algas são mais comuns nos meses de setembro e outubro, quando as temperaturas da água são entre 16-30 graus Celsius que é a temperatura ideal para Karenia brevis , chamado anteriormente Gymnodinium breve , crescendo temperatura de acordo com a Coastal Bend Bays e Programas Estuário .
salinidade
a salinidade da água também desempenha um papel na proliferação de algas . A faixa de salinidade ideal para Karenia brevis é entre 27 a 37 partes por mil . Os níveis de salinidade em águas oceânicas mais profundas tendem a ter esses níveis e explica por marés vermelhas são mais comuns nessas águas que nas águas dos estuários rasos. Águas de estuário são ainda mais baixos de salinidade e não promover o crescimento de algas.
Nutrientes
As algas como brevis Karenia prosperar em água de alta em nutrientes de carbono e luz solar. O rio Mississippi oferece grandes quantidades de nutrientes na forma de escoamento de fazendas que drenam para o rio. Estes run-off são tão grandes que eles criam ambientes muito baixos de oxigênio e criar "zonas mortas" no Golfo do México. Estes nutrientes podem ajudar a proliferação de algas combustível e ajudar a sustentar -los por longos períodos de tempo.
Outros fatores
Enquanto todos os fatores para por marés vermelhas ocorrem ainda não são claras lá não parecem ser condições adicionais que são conectados a estas flores . Condições climáticas, tais como a falta de vento , resultando em mares calmos foram conectados à proliferação de algas . A falta de chuvas durante os meses de verão também têm sido associadas a marés vermelhas no Golfo do México.