Em vez de pé para cima e para baixo , o eixo da Terra se inclina em um ângulo de 23,5 graus. Esta ligeira inclinação significa que em determinados momentos durante 365 dias a órbita da Terra em torno do Sol a cada ano , as porções mais setentrionais e austrais do planeta vai ser inclinado em direção ou inclinado para longe do sol , o que afeta drasticamente a quantidade de luz solar que recebem cada dia.
Hemisfério Norte
o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol em torno da época do solstício , que ocorre em 21 de junho zonas situadas a norte do Círculo Polar Ártico vai experimentar luz 24 horas por dia , uma vez que o sol nunca irá desaparecer no horizonte . Quanto mais ao norte você vai, quanto mais tempo o sol permanece continuamente acima do horizonte. Qaanaaq , para a parte norte da Groenlândia , experimenta o sol contínuo, a partir de meados de abril até o final de agosto de cada ano , de acordo com o site da Greenland.com .
Southern Hemisphere
no Hemisfério Sul , a situação é inversa . Em torno do Pólo Sul, 24 horas luz solar ocorre em torno do solstício de 21 de dezembro , porque é quando o eixo da Terra se inclina para apontar o Pólo Sul em direção ao sol e ao Pólo Norte longe do sol. Enquanto o Pólo Sul está passando luz solar contínua em torno de 21 de dezembro, o Pólo Norte está experimentando o oposto : . Escuro contínuo
Adaptação
As plantas e animais que vivem perto do Norte e Pólos Sul devem encontrar maneiras de se adaptar a estes extremos incomuns de luz do dia e temperatura que ocorrem ao longo do ano . Estratégias adaptativas incluem migração longe dos pólos, os períodos de dormência ou hibernação durante os tempos sombrios e períodos de crescimento e desenvolvimento significativo durante os tempos de luz.