A ecologia de uma área pode ser visto em vários níveis , dependendo de como ampliada ou ampla da dinâmica deseja ser examinado. No nível mais estreito é um organismo individual . Ampliando a visão , toda uma população de uma espécie é examinado. Ampliando a visão ainda é a comunidade onde as interacções entre diferentes populações pertencentes a espécies diferentes são estudados. Acima da comunidade é o ecossistema onde a interação entre os organismos vivos e seu ambiente físico vem na vista . Acima do ecossistema são biomas , que inclui vários ecossistemas dentro de um ambiente semelhante , como um deserto ou floresta tropical. Finalmente, a biosfera dá uma visão macroscópica de toda a Terra.
População
Embora a linha de distinção entre duas espécies é, por vezes turva, dentro de um ecossistema a população em geral, representa a piscina genética de uma espécie particular. Isso inclui todos os organismos de uma determinada espécie dentro dessa área. Por exemplo, uma população de leões na savana Africano iria incluir vários orgulhos , como os filhotes machos de um orgulho pode eventualmente tornar-se o macho fértil para outro orgulho . É importante notar que quando se estuda uma área ao nível da população , a influência de outros organismos eo ambiente físico é desconsiderada .
Comunidade
A comunidade começa a olhar para a forma como as populações de espécies diferentes interagem uns com os outros . Voltando ao cerrado Africano , a comunidade deve incluir não só os leões , mas também suas presas , como zebras. A comunidade também incluiria concorrentes, como hienas e as gramíneas em que as zebras se alimentam . É ao nível da comunidade que pirâmides alimentares entram em jogo ; energia e os nutrientes são passados de produtores primários através de vários níveis de consumidores.
Ecossistema
O ecossistema amplia a interação entre as populações ao nível da comunidade para incluir inanimados partes o ambiente físico . Esses fatores abióticos se combinam para criar o ambiente em que a comunidade sobrevive e mudanças nesses fatores abióticos tremendamente pode impactar as espécies que ali vivem. De particular interesse a nível do ecossistema é como nutrientes como carbono e energia são reciclados a partir do ambiente físico para os organismos vivos e de volta para o meio ambiente.