As inundações na área de Mississippi é uma ocorrência normal na primavera. Inundações ocorre aqui quando a chuva ea neve derretida entrar no sistema de água e acabam na Bacia do Mississippi. No entanto, este é normalmente seguido de um período de tempo seco e seca , o que também é uma característica normal desta terra . Em 1993 , o período de seca não chegou , como de costume por causa dos sistemas meteorológicos atípicos daquele ano .
Solo saturado
As primeiras causas de as cheias do Mississipi , em 1993 começaram a ocorrer quase um ano antes do evento, no outono de 1992 porque 1992 não foi tão quente como normal, menos água evaporada a partir do solo . Isso significava que as chuvas correu para os rios e córregos como não poderia ser absorvido pelo solo que já estava saturado . Além disso chuva nos meses de inverno exacerbou o problema , seguido por mais chuva e neve derretida na primavera de 1993, muito mais água do que o normal teve que correr para córregos e rios.
Unusual atmosférica condições
Conduzindo à inundação em 1993, padrões anormais de condições atmosféricas eram experientes na América do Norte . A corrente de jato persistente de ar quente e úmido correu do Golfo do México para o Centro-Oeste . Eventualmente, esta corrente de jato se reuniu com seca, viajando de ar frio ao sul do Canadá , que tinha vindo a registar um tempo mais frio do que o normal . O sistema meteorológico resultante apresentava uma infinidade de trovoadas e chuvas intensas de junho a agosto , com os dois sistemas de alta pressão impedindo que as tempestades e precipitação de mover-se para outro local. As fortes chuvas continuaram a cair sobre solo já saturado e para o rio cheio Mississippi.
Contribuição humana
A intervenção humana no sistema do rio Mississippi através de engenharia e urbanização também contribuíram para a extensão da inundação em 1993, uma grande parte das zonas húmidas que rodeiam o rio Mississippi foram drenados por seres humanos , a fim de utilizar o terreno para fins agrícolas e através da urbanização . Para substituir o papel natural que estas zonas húmidas já havia tocado na absorção de águas da inundação , sistemas de paredes de inundação e diques foram projetados para aumentar a quantidade de água que poderia ser contido dentro dos limites do rio Mississippi. O resultado disso é que uma poderosa inundação com a capacidade de superar esses sistemas humanos -engenharia , como a de 1993 , vai se espalhar para uma área ainda maior do que a que foi coberto pelas várzeas originais.