Um tornado F1 é considerado um tornado "fraco" . Na F Escala original tornados F1 foram estimados para conter ventos com velocidade máxima de entre 73 e 112 MPH e uma de 3 segundos Velocidade máxima de rajada de vento de 79-117 MPH. A Escala EF muda a 3 segundos velocidade máxima de rajada para entre 86 e 110 MPH. Descritiva , um tornado F1 provoca danos moderados , incluindo uma ou todas descascando materiais de superfície fora dos telhados , empurrando casas móveis a partir de seus suportes , elevação e movimentação de veículos das estradas e garagens em anexo severamente prejudiciais. Ventos com velocidade de pelo menos 73 MPH são considerados ventos do furacão .
F2 Tornado
Um tornado F2 , chamado de tornado " forte " , contém ventos movendo a uma velocidade maior e, portanto, tem o potencial de causar danos mais graves do que um tornado F1. Na F Escala original tornados F2 foram estimados para conter ventos com velocidade máxima de entre 113 e 157 MPH com um 3 segundos velocidade máxima de rajada de vento de 118-161 MPH. A Escala EF muda a 3 segundos velocidade máxima de rajada para entre 111 e 135 MPH. Descritiva , um tornado F2 causa um prejuízo considerável . A tempestade pode arrancar telhados das casas , demolir casas móveis , tirar ou arrancar árvores e transformar objetos mais leves em mísseis capazes de penetrar superfícies sólidas.
Tempestades mais fortes
a Escala F continua a F5 , o furacão "incrível" . Ventos F5 furacão são estimados para alcançar velocidades sustentadas de 261-318 MPH, causando graves danos a estruturas de concreto reforçadas com aço e transformando carros em mísseis transportados pelo ar . Felizmente, menos de 1 por cento de tornados atingir o nível de F4. A partir de 2010 , os três tornados F5 mais recentes nos EUA ocorreu em Parkersburg , Iowa (25 de maio de 2008), Greensburg, Kansas (4 de maio de 2007), e Moore e Bridge Creek , Oklahoma (3 de maio 1999) .
vento estimativas
os meteorologistas alertam o público de que a velocidade do vento citados na F e Escalas EF são apenas estimativas que não foram verificados por meio de medições diretas. Velocidade do vento é apenas uma variável a considerar na avaliação de danos. Outras variáveis incluem a qualidade da construção e a forma do terreno perto do local onde uma tempestade toca baixo . Dadas as diferentes condições , é possível que a mesma tempestade com a mesma velocidade do vento para causar diferentes níveis de danos em dois locais diferentes.