Documente seu achado antes de fazer nada para removê-lo da área. Tire fotos do fóssil de todos os ângulos possíveis e tirar fotos mais amplas da área para que você possa documentar a geologia circundante. Isto é particularmente importante como a natureza da rocha em torno do fóssil pode oferecer pistas vitais sobre o que o fóssil é e em qual clima que existia.
2
Exercite-se na medida do tamanho do fóssil para determinar se é prático para escavar . O método mais eficaz é uma combinação de observação cuidadosa e trabalho da escova . Veja o quanto o fóssil é visível. Com cuidado, use um pincel pequeno para limpar qualquer material solto . Documentar a área novamente para capturar todos os detalhes que você descobriu .
3
Espalhe um pedaço de papel alumínio ou jornal no chão sob o fóssil antes de começar a escavar -lo. Isso vai pegar todas as seções do fóssil se fragmenta durante a escavação .
4
Use um martelo de pedra para remover o fóssil da área circundante . Martelos da rocha são ferramentas especialmente concebido com um quadrado de superfície batendo de um lado da cabeça e uma picareta ou cinzel na outra. A escolha é mais útil quando a separação de um fóssil de sedimento macio , enquanto o cinzel é mais útil no hard rock .