As massas de ar são grandes massas de ar com temperaturas uniformes e teor de umidade. Estas massas de ar se formam sobre as regiões de origem , como as regiões árcticas , os oceanos do norte ou dos trópicos. Estas massas de ar pode ser estável ou instável , frio ou quente, e seco ou úmido. As massas de ar formam os blocos de construção dos sistemas meteorológicos que encontramos todos os dias.
Frentes
Quando uma massa de ar deixa a sua região de origem, ele entra em contato com outro ar massas com propriedades diferentes . A zona entre essas massas de ar interagindo é chamado de zona frontal ou dianteira. Estas zonas têm um componente vertical e horizontal, que afeta os tipos de clima criadas. Frentes são caracterizadas por mudanças de temperatura, umidade e vento . Zonas estreitas exibem mudanças rápidas , enquanto grandes frentes ou difusos apresentam mudanças graduais .
Frentes frias
As frentes frias são formadas na vanguarda de um ar frio massa , uma vez que ultrapassa e substitui uma massa de ar quente. Massas de ar frio são mais densas do que as massas de ar quente que eles estão forçando para fora do caminho . Isto lhes permite mover-se mais rapidamente e exercer mais força sobre a massa de ar quente , resultando em um aumento acentuado , para cima do ar quente . Isso faz com que as frentes frias para expor os limites frontais que são estreitas e bem definidas , produzindo linhas nítidas de tempestade.
Frentes quentes
frentes quentes são formados na vanguarda de uma massa de ar quente , uma vez que ultrapassa e substitui uma massa de ar frio. Porque eles são menos densos que o ar frio que estão substituindo , fontes quentes se movem mais lentamente , resultando em um aumento gradual do ar mais quente. Isto cria um sistema frontal que é larga e menos bem definido . Formas de precipitação mais longe no avanço de uma frente quente do que uma frente fria e é mais constante .
Frentes Estacionárias
frentes estacionárias são formadas quando as massas de ar frias e quentes colidem, mas nem massa de ar é capaz de mover ou substituir o outro. Este tipo de limite frontal tem pouco ou nenhum movimento e os ventos de superfície vai explodir paralela à fronteira , ou frontal, de linha. Frentes estacionárias são geralmente associados com a formação de nuvens estratiformes e precipitação constante. Em um mapa do tempo , frentes estacionárias são representados por alternando linhas azul e vermelha , com triângulos azuis apontando para o ar mais quente e semicírculos vermelhos apontando para o ar mais frio. Uma vez que a zona de fronteira começa a se mover , ele vai se tornar novamente uma frente fria ou frente quente , dependendo de qual massa de ar é capaz de substituir o outro .