Os oceanos do mundo recebem um suprimento contínuo de água doce , principalmente do fluxo do rio e precipitação diretamente na superfície do oceano . A água doce também entra através da descarga de águas subterrâneas diretamente do fundo do oceano . Embora as entradas de águas subterrâneas são apenas uma pequena percentagem do fluxo total de água fresca , que pode ser importante localmente . Mais de 2.000 anos atrás, o geógrafo romano Estrabão descreveu como moradores de Latakia , na Síria remou para o Mar Mediterrâneo para recolher água potável de uma nascente no meio do oceano . Parto blocos de gelo também introduzir água em áreas do Oceano Ártico .
Remoção de água
A evaporação é o mecanismo-chave de remoção de água nos oceanos. Variações locais na taxa de entrada de água e remoção por evaporação levam a mudanças no nível do mar , mas em uma escala global, a evaporação mantém em grande parte o ritmo de entrada de água doce, de modo que o nível do mar só mudam lentamente. A quantidade relativa de entrada de água fresca e remoção de um corpo de água do mar é uma das características fundamentais que afectam a salinidade global . Áreas onde a evaporação é substancial e entrada é pequena tendem a ser os oceanos mais salgados , enquanto de alta de entrada, áreas de baixa evaporação geralmente resultam em menos água - salgada.
Sal entrada
a água doce , independentemente da sua origem , contém pequenas quantidades de substâncias dissolvidas , como sódio , magnésio, cálcio e cloro. Vazão do rio e do escoamento terra também entregar grandes quantidades de sedimentos contendo mineral para os oceanos . Outros processos , incluindo erupções vulcânicas submarinas , descargas térmicas de ventilação no fundo do oceano , poeira atmosférica e poluição também introduzir matéria adicional para os oceanos. Esses elementos se combinam para formar cloreto de sódio e outros sais que dão ao mar a sua salinidade característica.
Remoção de sal
Ocean salinidade que constantemente aumentar a menos que houvesse um meio para a remoção alguns dos minerais que são continuamente fornecidos . Mecanismos de remoção incluem deposição no fundo do oceano e absorção pelos organismos biológicos. Moluscos e corais , por exemplo, sequestram enormes quantidades de cálcio que de outra forma se dissolvem em água do mar.
Variação da Salinidade
O equilíbrio global entre a entrada de água e remoção e entrada mineral e remoção determina a salinidade de uma dada massa de água . Em latitudes frias perto do Ártico e da Antártida , as taxas de evaporação são de entrada baixa e água fresca é substancial , de modo a salinidade é de cerca de 32 ppt - menor do que a média global para a água do oceano de 35 ppt . Por outro lado, o Mar Vermelho eo Golfo Pérsico , onde as taxas de evaporação são de entrada muito alta e água fresca é baixo, tem a mais alta salinidade da água de mar aberto , cerca de 40 ppt . Nos corpos de água interiores , como o Great Salt Lake, em Utah ou o Mar Morto no Oriente Médio , alta evaporação combinado com baixas taxas de remoção mineral levar a níveis de salinidade 10 vezes maior do que a água do mar comum.