A reprodução assexuada ou partenogênese ocorre quando parte do pai se afasta e se desenvolve em um adulto em pleno funcionamento . Esta é uma forma natural de clonagem . Reprodução assexuada resultados a prole que são geneticamente idênticos ao pai . Quando um paramécio divide , ele está usando a reprodução assexuada por meio da regeneração . Muitos botânicos plantar um ramo de corte para criar novas árvores ou arbustos que produzem frutas idênticas ou flores como o pai .
Prós e contras de reprodução assexuada
A reprodução assexuada funciona bem organismos menores . Seu tamanho pequeno e limitado desenvolvimento significa que eles não têm órgãos sexuais. A natureza simples de DNA de uma única célula significa que apenas pequenas porções de material genético são copiadas quando o organismo se divide . Mas a reprodução assexuada tem limitações também. Influências ambientais causar pequenos erros ou mutações no DNA. Quaisquer erros no código genético copiar para a prole . Como gerações passam , as mutações se somam e pode vir a resultar em filhos que não podem sobreviver.
Reprodução Sexual
A reprodução sexual é muito mais complexa do que assexuada. Dentro de dois a órgãos femininos do organismo masculino e , a meiose decompõe uma célula do progenitor , dividindo os pares de ADN no meio, resultando em um gameta com metade do ADN da matriz . O gameta masculino ou espermatozóide se une com o gameta feminino ou óvulo eo DNA combina proporcionando a prole com um conjunto completo de material genético. Dependendo do organismo, a prole , então, desenvolver em uma semente, ovo ou útero.
Prós e Contras da reprodução sexual
reprodução resultados sexuais na prole mais variada . As diferenças genéticas entre o macho ea fêmea de qualquer espécie significa que a prole é um pouco diferente de ambos os pais . As mutações são abundantes na reprodução sexual. No entanto , muitas destas mutações são leves , tais como a cor ou o tamanho . Diferente prole cor pode ou não pode oferecer uma melhor oportunidade para que a espécie sobreviva . A reprodução sexual , finalmente, resulta na evolução. Estudos do MIT em linhas genéticas específicas Candida mostrou que os organismos evoluíram a tal ponto que já não respondia à medicação convencional.