A gravidade é um dos principais fatores que criam as marés nos oceanos . Em 1687 , Sir Issac Newton criou a lei da gravitação universal , que os cientistas ainda aceitam até hoje. A lei explica que as marés resultam da atração gravitacional tanto do Sol e da Lua sobre os oceanos da Terra. A lua e as forças gravitacionais do sol são criados devido à sua massa. Portanto, a relação entre as massas do sol e da lua , bem como a sua distância da Terra afeta a maré.
Spring Tide
A maré de sizígia é um maré forte - sem relação com a primavera - que ocorre nos oceanos . Marés vivas ocorrem somente quando a terra, o sol ea lua estão alinhados em uma linha reta . A atração gravitacional tanto do sol e da lua são combinadas em efeito sobre os oceanos. Nessas ocasiões , as marés altas são imponentes , enquanto as marés baixas são minuto. A lua poderia ser na frente ou atrás da terra, enquanto ele permanece em linha com o sol. Marés vivas ocorrem apenas durante a lua cheia e lua nova.
Neap Marés
A maré de quadratura é uma onda mais fraca que ocorre durante luas trimestre. A lua crescente ocorre quando a lua está perpendicular com o sol. O sol ea lua operar em ângulos retos, e as suas forças gravitacionais se anulam mutuamente . Maré de quadratura de um oceano durante luas trimestre é menor do que uma maré de sizígia durante as luas cheias ou novos . Uma pequena diferença existe entre marés mortas altas e baixas.
Proxigean Spring Tide
A maré de sizígia proxigean é uma maré excepcionalmente alta que ocorre uma vez a cada 18 meses . Para as marés vivas proxigean ocorra, a lua deve estar em sua posição mais próxima da Terra , chamado de proxigee . Além disso, a lua deve estar alinhado com o Sol em sua fase de lua nova . Marés máximos são alcançados durante a maré de sizígia proxigean . Durante esta fase , as marés comumente causar inundações por causa de seu enorme tamanho .