A principal causa das marés oceânicas é a atração gravitacional da lua. O padrão das marés diária é afetada tanto pelo período orbital da lua e da rotação da Terra . Como a Terra completa uma rotação de 24 horas , a Lua também se move em sua órbita lunar de 28 dias. Isso cria um período de maré lunar que é um pouco mais de 24 horas - 50 minutos a mais para ser exato. Durante este período, um local vai experimentar duas marés altas e duas marés baixas , cada maré alta que chega a cerca de 12 horas e 25 minutos após a última maré alta .
Forças Solares
Assim como a lua exerce uma atração gravitacional sobre os oceanos , o sol, em menor grau , faz o mesmo. Porque o movimento relativo da Terra em torno do sol é tão lento , o período de maré solar é de 12 horas. Além disso, a posição do sol e da lua em relação aos impactos da Terra marés oceânicas. Quando esses corpos estão em sizígia , alinhados em uma linha reta com a Terra, suas forças gravitacionais se combinam para produzir as marés mais altas , chamadas marés de sizígia . Quando estes organismos são perpendiculares entre si , suas forças gravitacionais trabalhar uns contra os outros , produzindo as mais baixas marés , chamados marés mortas .
Forças centrífugas
além das forças gravitacionais que afetam as marés , TGFs também incluem as forças centrífugas criadas pela órbita da Terra em torno do sol. Para um objecto em órbita , esta força é igual à força gravitacional , mas na direcção oposta . Há também uma força centrífuga em jogo entre a Terra ea lua. Todas essas forças impacto centrífugo as marés oceânicas, embora em menor grau do que os efeitos gravitacionais da lua.
Outras forças e fatores
rotação da Terra também cria uma força centrífuga , mais forte no equador e mais fraca nos pólos. Os oceanos são fluidos e exposição impulso, uma outra força que os impactos marés. As áreas geográficas que trabalham para canalizar esta dinâmica criar maiores amplitudes de maré . As correntes oceânicas fornecer uma força que afeta as marés oceânicas. Quando as marés altas de entrada coincidir com as correntes oceânicas , as suas forças irá combinar , criando subidas das marés mais altas. A Baía de Fundy é um exemplo de uma localização geográfica que combina todos esses fatores , produzindo uma gama extrema entre as marés alta e baixa . Finalmente, há outras forças mínimas , como a força gravitacional de outros planetas, e variáveis , tais como as mudanças minuto nas distâncias de órbitas elípticas , que também fator na equação de maré global na Terra.