Árvores agir como sumidouro de carbono . O dióxido de carbono é necessária para as plantas , incluindo árvores , como parte do seu processo respiratório . O dióxido de carbono criado através de processos artificiais é absorvido pelas plantas em vez de ser liberado para a atmosfera . Os cientistas concordam que o desmatamento ea consequente falta de sumidouros de carbono disponíveis contribuir para as temperaturas a aumentar, devido ao aumento de dióxido de carbono na atmosfera. As temperaturas no nordeste dos EUA deverão aumentar como resultado do desmatamento .
Biodiversidade
As florestas do Nordeste foram uma vez o lar de várias espécies que variam de carnívoros , tais como lobos para herbívoros como veados e alces. Todos os animais , bem como as plantas , fazem parte de um ciclo maior e cada um depende dos outros para a sua sobrevivência . Quando as florestas foram perdidos, os herbívoros perderam sua fonte de alimento e seus números foram reduzidos . Como resultado, os números dos carnívoros diminuíram devido a uma falta de presa .
Água da enxurrada
As árvores que compõem as florestas do nordeste dos Estados Unidos têm um complexo sistema de raízes e uma grande demanda por água . Quando a neve derrete nas colinas e montanhas ou quedas de chuva , os sistemas radiculares retardar o movimento da água para as zonas baixas . O abrandamento da água mantém a água onde ele é necessário . Quando as florestas são removidos através do desmatamento , a água não é mais lento. Isso pode resultar em deslizamentos de terra e elevação do nível dos rios.
Perda de solo superficial
Quando as árvores são removidos através do desmatamento , o topo do solo é lavado junto com o segundo turno . Isto provoca uma redução na fertilidade do solo ao longo do tempo . Eventualmente, sem o topo do solo rico em nutrientes , a terra se torna infértil. Além disso, o solo é arrastado para os rios e córregos . Isso faz com que eles se tornem cheio de lodo, em última análise, reduzindo a visibilidade . O aumento de nutrientes do solo na água também afeta os peixes e criaturas aquáticas .