Tiankeng , que pode ser traduzido como " pit celestial " ou " céu buraco", são enormes buracos na pedra calcária rocha. Encontrado por espeleólogos europeus em 1994, o Xiaozhai Tiankeng perto Fenjie no município de Chongqing é o maior sumidouro já descoberto em qualquer lugar na Terra. Este Tiankeng mede 662 metros da base da cova para a jante , com um volume surpreendente de 119.348.000 de metros cúbicos . Dos 75 tiankengs descobertos até agora na Terra, 50 estão localizadas na China , tornando-se um relevo verdadeiramente chinês.
Fenglin
A cidade de Yangshuo senta-se entre calcário maciço arcos e pilares na planície aluvial do rio Li , criando um acidente geográfico conhecido como " Fenglin ", ou " floresta de pico ." Speleologists se referir a este acidente geográfico como torre de carste , e é encontrado em poucos lugares do planeta. Estas formações são geralmente formados dentro de calcários sparitic robustas , com as irregularidades na sua morfologia produzidas por variações na inclinação de planos de estratificação sedimentares. O Fenglin em Yangshuo são considerados um tesouro nacional da China e são um destino turístico frequente.
Yarlung Zangbo Grand Canyon
A 150 milhas, o Yarlung Zangbo Grand Canyon é maior que o Grand Canyon , no sudoeste dos Estados Unidos e é mais profundo do que qualquer outro cânion do mundo . O desfiladeiro é rica em espécies endêmicas e tem sido pouco explorada . O clima dentro da garganta varia de ártico no seu começo até subtropical em seu término . O rio que cortava a garganta começa no sopé do Monte Kailash e termina no Brahmaputra forma uma cachoeira escondida conhecido como Zangbo " Badong " Falls. Até 1998 , nenhuma equipe fora nunca tinha encontrado com êxito essas quedas.
Qinghai- Tibete Plateau
O planalto Qinghai- Tibete é uma enorme extensão , elevado da terra que se estende de Yunnan e Sichuan até a Caxemira indiana . Chamado de " teto do mundo ", que contém todos os 14 montanhas do mundo mais de 8.000 metros de altitude . A terra em si é um estepe de alta altitude prestados baixa na chuva pela rainshadow de cercar cadeias de montanhas. Muitas partes do planalto Qinghai- Tibete estão cobertas de gelo permanente , com temperaturas médias anuais tão baixas como -4 graus centígrados nas mais frias regiões.