O fitoplâncton é uma forma microscópica de algas que existe no oceano aberto , longe da costa. Quando estas células vegetais microscópicos combinar com a vida animal, eles criam o plâncton, a principal fonte de alimento da maioria dos animais do oceano . Isso por si só faz com que o fitoplâncton vital para o meio ambiente. Sem ele, todo o ecossistema do oceano seria interrompido e muitas espécies do oceano seria extinta . Além de seu valor como fonte de alimento , o fitoplâncton produz mais oxigênio do que todas as plantas terrestres na terra combinados. O fitoplâncton nos fornece ar fresco, limpo e reduz os gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global.
Coral Reefs
Como fitoplâncton , recifes de corais também são considerados algas. Contudo , essas plantas não são microscópicos . Eles crescem em cachos ao longo da costa , atraindo muitas pessoas com sua beleza colorida . Eles são essenciais para a biodiversidade do oceano , garantindo a estabilidade dos ecossistemas costeiros . Muitos peixes depositam seus ovos nos recifes de coral , razão pela qual os cientistas às vezes se referem a eles como " viveiros de peixe. " Além disso , os recifes de coral protegem as costas do impacto das ondas e tempestades que poderiam ser devastadores. Também é importante notar que um grande número de medicamentos são derivados de recife de coral .
Kelp
Kelp é mais um tipo de alga que tem significativa ambiental benefícios. Ele é considerado uma espécie -chave na saúde dos oceanos , uma vez que é ao mesmo tempo uma fonte de alimento e habitat para muitas espécies de animais marinhos. Kelp cresce em cachos que são chamadas de florestas e podem se estender por quilômetros . Ele normalmente floresce em água fria rica em nutrientes . Em certas áreas , alga marinha foi introduzido para aumentar declínio das populações de peixes com grande sucesso. Não só as áreas de ver um aumento na biodiversidade marinha , houve ganhos econômicos para os pescadores locais .
Seagrass
Seagrass cresce perto da superfície do oceano e é o lar de uma grande variedade de pequenos animais marinhos. Pradarias marinhas são grandes extensões onde a planta cresce. Estas áreas são tipicamente perto da costa , e são, portanto vulnerável à destruição humana . A destruição de ervas marinhas libera dióxido de carbono para a atmosfera , criando consequências negativas a curto e longo prazo.