Embora seja difícil confirmar exatamente quantas pessoas morreram como resultado deste desastre natural , a pesquisa United States Geological sugere que o número total de vítimas do terremoto e do tsunami que se seguiu é 227898 . No topo das vítimas , muitas mais pessoas foram dados como desaparecidos , mais de meio milhão de pessoas ficaram sem casa como algumas aldeias foram destruídas completamente e outras sofreram danos significativos. Os países afetados pelo tsunami também perdeu muitos edifícios públicos importantes , serviços e trabalhadores qualificados.
Impacto Ambiental
Inicialmente, o maior impacto ambiental do tsunami no Oceano Índico foi os danos causados aos ecossistemas como os recifes de coral e as zonas costeiras e os animais e plantas dentro deles. No entanto , esses recursos naturais , juntamente com dunas e florestas , que fornecem os países afetados com alguma proteção contra os efeitos do tsunami mais para o interior . Outros problemas ambientais ocorreu quando edifícios e instalações de armazenamento que continham produtos químicos, esgoto e materiais perigosos foram destruídas , levando estas substâncias perigosas junto com os restos e contaminando muitas áreas. Por sua vez, o solo e água ficou contaminada , afetando a água potável e os organismos que vivem nessas áreas .
Impacto Econômico
Antes do tsunami em 2004 , pesca marinha foi um importante contribuinte para as economias locais em países como Indonésia e Malásia. Desde então , esta indústria tem vindo a diminuir devido à perda de muitos peixes em águas locais , os danos às embarcações de pesca e cautela em relação às condições do mar. Danos à costa e recifes de coral em países como a Tailândia também tiveram um impacto econômico significativo que estas áreas previstas economias locais com uma renda significativa do turismo. A contaminação do solo e da água também causou continuar problemas econômicos para as indústrias agrícolas nos países afetados pelo tsunami no Oceano Índico .
Moving Forward
Enquanto um desastre como este leva muitos anos para que os países se recuperar de vista econômico, ambiental e social , a experiência pode ajudar a reduzir o impacto de futuros desastres . Por exemplo, em 2011, os sistemas de alerta precoce estão sendo desenvolvidos para permitir que as pessoas se preparem melhor para eventos futuros e fornecer a oportunidade para evacuar em um momento anterior . As lições aprendidas com as dificuldades encontradas na execução da ajuda também pode levar a melhorias que estão sendo feitas no futuro .