Nativo para florestas tropicais e subtropicais , o gigantean Scolopendra é encontrada no norte e no oeste da América do Sul e nas ilhas da Jamaica e Trinidad. O animal prefere viver na parte de baixo das rochas , o solo, serapilheira e habitats madeira podre .
Tamanho e Pernas
O gigantea Scolopendra é o maior centopéia do gênero Scolopendra . Ela atinge , em média, um comprimento de 26 cm , embora alguns tenham crescido mais de 30 cm de comprimento. Ele tem entre 21 e 23 segmentos do corpo , e um par de pernas é anexado a cada um. Suas pernas traseiras são espinhosas para proteger contra predadores que atacam por trás. Suas patas dianteiras se adaptaram a um par de presas .
Diet
A centopéia é um carnívoro . Ele é um caçador predatória , usando veneno venenoso para matar suas presas . Ele come pequenos invertebrados , incluindo grilos, caracóis , baratas e vermes. É uma das poucas espécies de centopéia que pode comer presas maiores , como lagartos, cobras , ratos, sapos e morcegos. Ela se apega a presas maiores com as pernas e depois morde -lo , liberando o veneno fatal. A centopéia é muito rápido , o que o torna um caçador de sucesso .
Comportamento
A fêmea da espécie põem ovos e protegê-los até que choquem . Uma vez que chocam , ela vai ajudar a procurar comida para seus filhotes até que eles possam caçar com sucesso a si mesmos. É difícil reconhecer que as centopéias são homens ou mulheres, como os homens não têm órgãos fora para acasalar com uma fêmea . Em vez disso, ele irá girar uma pequena almofada de seda e depositar seu esperma nela. A fêmea vai buscá-lo e colocar seus ovos .
Relacionamento com os seres humanos
A relação entre os seres humanos eo gigantea Scolopendra é misturado . O veneno da centopeia é tóxico para os seres humanos , uma vez que tem a acetilcolina , serotonina e histamina . Ela pode causar grave inchaço , febre e arrepios de um ser humano . Apesar disso , os seres humanos não mantê-los como animais de estimação. Eles também são úteis para os agricultores que manter a população de pragas para baixo por comê-los.