A cada dois anos uma área de gelo equivalente ao tamanho da Dinamarca desaparece ao redor do Oceano Ártico , diz o Instituto Worldwatch . O gelo que permanece é cerca de metade da espessura como era antes . Segundo o Serviço Nacional de Saúde , cerca de 40 por cento do volume total de gelo desapareceu nos últimos 30 anos. Na Antártida, continente mais frio do mundo, três camadas de gelo enormes desapareceram.
Elevação dos mares
Os níveis do mar têm vindo a aumentar de 4 a 10 centímetros por ano, nos século passado. A causa do aumento , segundo o NHS , é derretimento do gelo terrestre eo aumento da temperatura dos oceanos . O oceano se expande à medida que se aquece. O Himalaia constituem o maior depósito de gelo fora das áreas polares. Um estudo das Nações Unidas prevê que todas as geleiras na região vai ser derretido em 2035 ; um quinto já tenha derretido . Se a camada de gelo derrete totalmente Dinamarca , mais de 20 metros de água subiria ao longo da orla costeira em todo o mundo .
Ice Age
Pesquisadores britânicos estão antecipando um idade do gelo no hemisfério Norte , devido ao derretimento da geleira de água de resfriamento do Oceano Atlântico. "Se bastante água fria, fresca proveniente do derretimento das calotas polares e as geleiras derretendo na Groenlândia deságua no Atlântico Norte , que vai encerrar a Corrente do Golfo ", diz Thom Hortmann no site Sonhos comuns ; A Corrente do Golfo mantém a Europa e nordeste da América do Norte quente. Uma pesquisa da Universidade de East Anglia apoia a declaração de Hortmann : O aquecimento global pode ter um efeito " paradoxal " quando derrete gelo da Groenlândia e geleiras são direcionados ao sul
Habitat
fusão . geleiras reduzirá o habitat disponível de ursos polares e outros animais que vivem no extremo norte . Além disso, os efeitos da elevação do nível do mar será sentida por aves e outros animais que migram para se adaptarem à mudança climática. De acordo com a Universidade de Wisconsin, aves que dependem de comida que vive na água , onde a água de fusão encontra o oceano está morrendo . A universidade passa a afirmar que o nível do mar subindo está diminuindo a quantidade de luz que pode acessar os recifes de corais para a fotossíntese.