A teia alimentar pode variar com base no tipo de ecossistema que está sendo investigado. Os ecossistemas marinhos são bastante diferentes dos ecossistemas terrestres . A maioria dos animais e plantas na cadeia alimentar será encontrado somente no ambiente marinho , com algumas exceções . Cada tipo de ecossistema irá conter muitas teias alimentares específicos para esse ambiente. Os ecossistemas podem ser muito grandes , como o ecossistema do oceano Atlântico ou eles podem ser muito pequenos, e um ecossistema de uma árvore de carvalho.
Níveis
teias alimentares vontade conter vários níveis diferentes . As plantas são consideradas produtores primários , como a planta é uma fonte de alimento que é comido por herbívoros ou onívoros . O herbívoros é encontrado no segundo nível , rotulado como o consumidor primário . Um carnívoro que depois come o herbívoro está em um terceiro nível , conhecido como um consumidor secundário. Os níveis aumentam , pois há carnívoros que comem os carnívoros no terceiro nível .
Tamanho do corpo
A maioria das cadeias alimentares têm uma tendência que se relaciona com o tamanho do corpo para níveis na web. Quanto maior a massa corporal mais alto o nível na web. Animais menores precisam de menos energia e precisam de menos comida para sobreviver . Isso produz um tipo de pirâmide com populações maiores para os animais encontrados nos níveis mais baixos da cadeia alimentar e populações menores de animais maiores nos níveis superiores . Por exemplo, o número de plâncton no oceano é enorme em comparação com o número de baleias .
Decomposers
Decompositores são organismos muito pequenos que consomem biomassa morta de animais de todos os níveis da cadeia alimentar . Fungos e bactérias são decompositores dois bem conhecidos. Estes organismos não tem um lugar definido na cadeia alimentar , à medida que ocorrem em todos os níveis . No entanto, eles são organismos extremamente importantes que reciclam minerais e nutrientes que de outra forma apodrecer e ser desperdiçados.