Várias espécies estreitamente relacionadas de cogumelos são comumente conhecidos como cogumelos de ostra : Pleurotus ostreatus , Pleurotus pulmonaris e Pleurotus populinus . Estes três tipos são semelhantes em muitos aspectos mas são suficientemente diferentes para serem classificados como espécies diferentes . Experimentos de conjugação e análise de DNA demonstrar essas diferenças em laboratório, enquanto as diferenças morfológicas e ecológicas também são evidentes no campo.
Pleurotus ostreatus
Pleurotus ostreatus cresce principalmente em madeiras mas também, ocasionalmente, em coníferas na América do Norte e é comum no outono, inverno e início da primavera. Esta espécie cresce a ser de 4 a 15 cm de largura, com tampas aproximadamente em forma de rim e um pálido a cor marrom escuro. Os esporos tendem a ser branco, cinza ou lilás na cor.
Pleurotus pulmonaris
Esta espécie favorece madeiras e também é encontrada em toda a América do Norte, mas prefere clima mais quente do que Pleurotus ostreatus , sendo comum no verão, mas ainda continua em queda e inverno. Largura é de 2 a 12 cm , e as tampas são mais em forma de pulmão e são brancos a na cor bege . Os esporos são também branco, cinza ou lilás.
Pleurotus populinus
Pleurotus populinus se limita à madeira de álamo e choupos , especialmente tremendo álamos . Esta espécie é comum na primavera , verão e outono e prefere áreas do norte e montanhosas da América do Norte. Pleurotus populinus cresce para ser 2 a 15 cm de largura, com o branco ao cinza -rosado pálido coloração bege e esporos brancos.