Os troncos das palmeiras selvagens sagu são resistentes e ereto, geralmente entre 1 e 2 metros de diâmetro . A palma produz vários chefes de folhas verde-escuras que crescem para entre 3 e 4 metros de comprimento . Em palmeiras jovens , a folhagem surge de um tronco perto do nível do solo . Estas hastes têm pequenas farpas que os protegem de predadores. Em plantas mais velhas , a folhagem aparece em cima, com as antigas bases da folha ainda presente nas partes inferiores do tronco .
Biologia
Não deve ser confundida com a verdadeira palma árvores, palmeiras sagu são gimnospermas , em vez de angiospermas monocotiledôneas . Como parte do grupo de plantas cicadáceas , palmeiras sagu é um dos mais primitivos -sementes plantas ainda em existência. Existem cerca de 200 espécies de cicadáceas , com a palma sagu sendo a espécie que é mais propagado . Palmas sagu não têm flores e as plantas são ou um ou outro sexo . Sementes fêmeas são coloridas e pode ser tão grande quanto uma ameixa . Os homens produzem grandes quantidades de pólen.
Cuidados
Embora geralmente fáceis de cuidar , palmas sagu não vai tolerar ambientes com muita umidade . Evite overwatering e mantê-los em solo drenado facilmente . Para estimular as plantas a florescer , devem ser fertilizado uma vez por mês e exposta à luz solar . Se mantidos em recipientes , as plantas podem levar até 15 anos para florescer. Palmas Sago às vezes exibem um amarelecimento das folhas como a planta tenta conservar os nutrientes.
Toxicidade
Sago palmas conter compostos cancerígenos e neurotoxinas . Os efeitos negativos da ingestão de plantas têm sido conhecidos . Na Austrália , os membros da expedição do Capitão Cook ficou doente depois de comer sementes de cicadáceas . De acordo com o Instituto de Medicina Tropical , o gado que pastam em folhas de cicadáceas apresentam uma paralisia dos membros posteriores , conhecidos como " cambaleia zamia . "