Há uma série de correntes oceânicas em todo o mundo e essas correntes são conhecidas coletivamente como um transportador do oceano global . Uma das forças motrizes mais importantes na circulação das águas do oceano é a circulação termohalina , onde a densidade da água , afetado pela temperatura e salinidade, faz a água circular. Estas correntes oceânicas têm um impacto sobre o clima. A Corrente do Golfo no Atlântico , por exemplo, transporta água morna com um alto nível de salinidade e baixa densidade de regiões equatoriais mais ao norte na superfície do oceano , países como o Reino Unido aquecimento . A mais ao norte a água viaja , o cooler fica. A água fria torna-se mais densa , cai ainda mais para o fundo do oceano e é levado de volta para o sul . Isso faz com que uma corrente oceânica contínua no Atlântico Norte .
Aquecimento Global
Um dos efeitos do aquecimento global é que calotas polares estão começando a derreter. Como calotas são compostos de água doce só , fusão contínua faria com que o nível de salinidade em torno águas do oceano para diluir . Alterações nos níveis de salinidade pode afetar as correntes termohalinos , impedindo a água de atingir densidade suficiente para afundar até o fundo do oceano. Mais a sério , as correntes oceânicas pode parar completamente.
Efeitos
Se as correntes oceânicas eram para parar , o clima pode mudar de forma bastante significativa , principalmente na Europa e nos países em do Atlântico Norte. Nesses países , as temperaturas cairiam , afetando os seres humanos , bem como plantas e animais. Por sua vez , as economias também podem ser afetados , particularmente aqueles que envolvem a agricultura. Se estes efeitos foram para continuar , Europa, países do Atlântico Norte e partes da América do Norte poderiam experimentar longos períodos de condições de congelamento . No entanto, se as correntes oceânicas interrompido como resultado do aquecimento global, estas temperaturas também seria afetado por outros aspectos do fenômeno de aquecimento global.
História
Rochas e gelo fornecer provas das correntes oceânicas que param por períodos de tempo na história. Um exemplo pode ser encontrado cerca de 13.000 anos atrás, quando o calor experimentado pelo fim de uma era do gelo causado grandes massas de gelo a derreter no mar. As mudanças resultantes nas correntes oceânicas água densidade parou de fluir e condições de congelamento causados em algumas partes do mundo, há mais de 1000 anos .