Quando o petróleo bruto, que tem a consistência de óleo usado sujo, passa para a água do oceano , inicialmente ele flutua na superfície da água . Ao longo do tempo , os componentes solúveis em água do óleo , chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos , dispersam na água . A parte de óleo que não se dissolve em água , forma uma película de luz e propaga-se mais rapidamente pela água do que o petróleo bruto original. As ondas e temperatura da água desempenham um papel na rapidez com que os componentes separados.
Emulsificação
Eventualmente, os maciços de derramamento de quebras de petróleo bruto para baixo e separa-se em pequenos pedaços , alguns dos os quais se misturam com a água do mar para formar uma mistura estável denominada emulsionação . Esta emulsão óleo-água tem uma cor amarelada que caracteriza derramamentos de óleo no mar .
A mancha de óleo
As marés negras formar após as partes mais leves do óleo bruto ter dissolvido . As partes insolúveis em água do óleo de formar , glóbulos de viscosidade semelhante grossas . Dependendo de factores tais como a temperatura da água e do tamanho das ondas , os glóbulos podem flutuar na superfície da água, como uma mancha de petróleo , flutuar sob a superfície da água , ou a afundar para o fundo .
efeito sobre a vida aquática
óleo derramado tem um efeito tóxico sobre a vida selvagem . Este efeito aumenta quando combinado com certos produtos químicos dispersantes ( com um efeito detergente -like ), que equipes de limpeza liberam na água para separar o óleo. Dispersantes trabalhar em águas rasas, mas quando usado em águas profundas pode ter um efeito negativo. O derramamento de petróleo de 2010 no Golfo do México , por exemplo, ameaçou muitas espécies de peixes tropicais e também o pelicano marrom, que havia sido retirado da lista de espécies ameaçadas de extinção antes da ocorrência do derrame. Porque dispersantes foram utilizados em lâmina d'água maior que a pressão foi maior ea temperatura mais baixa , eles fizeram o óleo Gooier e mais difícil de limpar. Derramamentos de óleo também afetam os ovos e jovens descendentes de uma espécie, o que pode afetar seriamente as chances de uma espécie de sobrevivência.