A radiação solar aquece o ar, a terra eo mar , mas não fazê-lo de maneira uniforme. O equador recebe mais sol do que nos pólos. Como o ar quente sobe perto do equador , ela flui para o norte e sul, e de ar frio que corre por baixo ele toma o seu lugar . A rotação da Terra faz com que essas correntes de vento para tornar-se distorcida em relação à superfície da Terra - um fenômeno chamado efeito Coriolis . Esta circulação em grande escala dá origem a padrões de vento como os ventos alísios e as correntes oceânicas superficiais .
Evaporação
Talvez quando você era uma criança que você assistiu a água condensar do lado de fora de um vidro frio , o aquecimento do vidro no processo . Você pode não ter percebido, mas que estava a ver o mesmo processo que alimenta o poderoso motor de um furacão. Estes formam tempestades tropicais em centros de baixa pressão sobre águas tropicais quentes, onde o oceano tem absorvido uma quantidade substancial de calor do sol. A água tem um elevado calor latente de vaporização , portanto, uma grande quantidade de energia é necessária para vaporizar -lo, ea evaporação de grandes quantidades de água do mar está em vigor armazenar energia solar.
Condensação
Como uma massa de quentes e úmidos ar sobe tropicais , ele se resfria rapidamente e é incapaz de manter toda a umidade que absorveu através da evaporação . À medida que o vapor de água se condensa para formar chuva , ele libera energia térmica através da condensação - a mesma energia que foi essencialmente " armazenados " através da evaporação . Parte desta energia é convertida em calor o movimento de ar ou vento ; contribua ainda mais para correntes ascendentes de condução que levam a ainda mais condensação . Um grande furacão pode gerar algumas 2,4 trilhões de quilowatts-hora por dia, mais ou menos a mesma quantidade de energia que os Estados Unidos utilizam em um ano, e depósito de até 20 bilhões de toneladas métricas de chuva em um único dia .
Demise
os ventos alísios e em grande escala os padrões de circulação do vento impulsionado por energia solar impulsionar estes motores de tempestade gigante longe de sua origem e em toda a superfície do oceano. Enquanto o furacão atravessa águas tropicais quentes , ele pode continuar a extrair energia a partir do mesmo processo; ar quente e úmido espirais em direção ao centro do furacão , carregado de umidade que se condensa rapidamente , liberando ainda mais energia térmica. Quando se chega a águas mais frias ou terra , no entanto, ele rapidamente perde força - ainda que muitas vezes provoca enormes prejuízos para as comunidades costeiras e ilhas no processo
.