O primeiro uso da taxonomia foi a organização hierárquica de plantas e animais. Carl von Linne primeiro concebeu um sistema para categorizar vida vegetal e animal , com a publicação do Systema Naturae , no século 18 . As gerações subseqüentes de biólogos finamente afiadas esta técnica ao longo do século 19 usando phenemics , que compara a morfologia animal. Morfologia comparada toma qualquer traço visível ou facilmente observáveis de um animal e usa semelhanças e diferenças entre esses traços para inferir a ancestralidade comum ( ou falta dela) de diferentes organismos. Esta técnica é usada ainda para complementar os estudos genéticos , especialmente quando tais dados não estão prontamente disponíveis. Por exemplo , os paleontólogos pode facilmente distinguir entre diferentes grupos de trilobites extintos com base em seu tamanho , número de segmentos , e forma da cabeça e dos olhos.
Biochemical Taxonomia
Biólogos usam gene técnicas de sequenciamento para comparar as semelhanças e diferenças entre indivíduos ou grupos de animais.
a partir dos anos 1980 , tornou-se viável para sequenciar longos trechos de DNA de um animal. Comparando homologias ( semelhanças ) dentro de grandes trechos de DNA , os biólogos podem determinar as relações relativas de muitos animais ao mesmo tempo. Semelhanças na estrutura da proteína e seqüência também são usados às vezes para inferir homologia (similaridade ) . Os cientistas determinar como bioquimicamente similares organismos diferentes são e construir árvores genealógicas baseadas nessas semelhanças. A semelhança dessas árvores genéticas com árvores fenéticos concebidas por gerações anteriores de cientistas é uma prova poderosa para a teoria da evolução . Além disso, essas semelhanças bioquímicas são consistentes dentro de trechos de DNA , seqüências de proteína , ou o arranjo dos genes no genoma de um organismo .
Taxonomias não-científica
Qualquer fenômeno que expressa a diversidade e herança é potencialmente classificáveis pela taxonomia . Por exemplo , os lingüistas empregam técnicas matemáticas , como a análise de componentes principais para comparar a estrutura gramatical e fonemas de línguas diferentes para construir árvores de linguagem. Espanhol, Português , Francês, e Italiano são todos "romance" línguas derivadas do latim . Espanhol eo Português são as duas línguas românicas ibéricas derivadas de uma língua ancestral comum . Technologies também pode ser explorado taxonomicamente . Por exemplo, as novas gerações de tecnologia de computador são construídos sobre as tecnologias subjacentes semelhantes , mas diferentes dispositivos divergem e especializar-se ao longo do tempo de forma mais eficaz e eficiente abordar os problemas de computação. A maioria dos computadores pessoais são construídos em uma arquitetura x86 microchip. Esses chips são dadas designações taxonômicas com base em seu fabricante , o tamanho do transistor , e velocidade.
Computacional Taxonomia
O advento dos computadores modernos permite taxonomistas comparar simultaneamente milhares de características entre os indivíduos para elaborar árvores taxonômicas .
Mesmo com técnicas bioquímicas modernas , árvores taxonômicas são bastante bruto , sem complexos modelos matemáticos para confirmar e calcular confiança para diferentes arranjos de uma "árvore genealógica " relacional dos itens relacionados. Estes modelos computacionais usar sistemas avançados , como árvores Bayesian e florestas aleatórias para calcular a aptidão relativa de diferentes árvores relacionais. O modelo de floresta aleatória provou especialmente eficaz no cálculo dessas relações. Nesta técnica, muitas ramificações indivíduo "árvores" com uma ou várias medidas de comparação são gerados aleatoriamente . Estas árvores individuais são então comparadas en masse . A árvore relacional com a maior mistura de simplicidade e poder preditivo é emitido a partir deste modelo. Tais técnicas de computação avançada pode efetivamente calcular árvores taxonômicas usando amostras de pequenas dimensões , com muitos traços mensuráveis.