cogumelos saprotrophic alimentam de tecido morto , liberando enzimas para dividi-la em moléculas absorvíveis gerenciáveis . Estes cogumelos são vitais aos ecossistemas , pois eles aceleram a decomposição da matéria morta e reciclá-lo em um fungo que pode ser comido por outros seres vivos . Exemplos deste tipo de cogumelo incluem o altamente procurado depois de cogumelos shiitake, o reishi usado na medicina chinesa ea ostra .
Micorrízicos
cogumelos
micorrizas formam relações simbióticas com plantas e são muitas vezes vistos crescendo nas laterais de raízes de árvores . Estes cogumelos são divididos em duas subespécies : endomicorrízicos - que se conectam com as células da raiz de uma planta - e ectomicorrízica , que se envolvem em torno da própria raiz. Em troca da glicose que recebem da planta hospedeira , estes fungos fornecer fósforo e umidade adicional para a planta , tornando este relacionamento mutuamente benéfico . Um exemplo de um cogumelo micorrizas é o cogumelo porcini italiano, frequentemente usado em sopas e trufas gourmet.
Parasitárias
Os cogumelos crescem nas laterais das árvores e se alimentam dos nutrientes de seu hospedeiro. Essa relação , no entanto, está longe de ser simbiótica , como cogumelos parasitas dar nada de volta para a árvore hospedeira e acabará por matá-lo. Cogumelos parasitas verdadeiros morrer junto com a árvore depois de propagar suas espécies , liberando esporos ; no entanto, algumas espécies de cruzar a linha entre cogumelos parasitas e saprotrophic por continuar a viver na máquina depois de ter expirado. Exemplos destes cogumelos incluem o fungo mel eo fungo lagarta.
Endofíticos
Os endófitos podem ser vistos crescendo nas laterais das árvores em vegetais como cogumelos parasitas , mas estes fungos parece ter um efeito benéfico sobre os seus hospedeiros . Alguns benefícios incluem a resistência a patógenos , tanto para o hospedeiro eo fungo e uma transferência de nutrientes. Estudos ainda estão sendo realizados para estes fungos misteriosas , e alguns cientistas acreditam que certos tipos de cogumelos parasitas e saprotrophic terão de ser reclassificados para endófitos como a compreensão dos aumentos de espécies.