zonas de montanha são muito importantes para a população mundial , 80 por cento das fontes de água doce do planeta começam nas montanhas. Em todo o mundo , mais de 2 bilhões de pessoas dependem das zonas de montanha para comida, madeira , minerais e energia hidrelétrica .
Biomas
Enquanto zonas de montanha são consideradas um importante bioma e de si mesmos , eles também abranger muitas diversos biomas. Na zona de montanha você vai encontrar deserto , pastagens , florestas caducifólias , estepe , taiga e biomas alpinas.
Clima
Clima na zona de montanha também pode ser muito diversas . Sopé da montanha pode ser tropical, enquanto o pico da montanha está coberta de neve e gelo. Quanto mais alto você viajar em elevação, quanto mais frio o clima se tornará. Altitudes mais elevadas também ver mais umidade que produz chuva, neve e gelo.
Tempo
O tempo na zona de montanha pode ser extremamente inconstante , mudando rapidamente de um momento para a próxima . A temperatura pode cair rapidamente , e as tempestades podem rolar em um céu completamente claro . Como a temperatura no topo da zona de montanha é mais baixa do que a temperatura ao nível do mar , na zona de montanha recebe mais chuva e queda de neve.
Clima que cercou a região das montanhas
o clima na zona de montanha também afeta as áreas de baixa altitude , no sopé da montanha. Em muitos casos , a zona de montanha cria algo chamado uma sombra da chuva , em que os blocos de montanha precipitação de um lado da montanha . Isso pode criar montanhas com um verde luxuriante de um lado, e desertos áridos , por outro.
Oxigênio e elevação
Como você subir a altitudes mais elevadas na zona de montanha, o oxigênio na atmosfera começa a diluir . No cume do Monte Everest , que fica a 29.035 pés , o oxigênio na atmosfera é apenas um terço do oxigênio encontrado ao nível do mar .
Adaptações animais
em áreas mais elevadas , os animais se adaptaram ao terreno acidentado, baixos níveis de oxigênio , pouco filtração UV e frio extremo. Os animais respondem a estas condições por hibernando ou mudar-se para altitudes mais baixas . Outras adaptações incluem camadas adicionais de gordura para isolamento , orelhas curtas e caudas para evitar a perda de calor , além de pulmões maiores, mais células de sangue e hemoglobina para ajustar-se à falta de oxigênio.
Plantas e Elevação
As elevações mais baixas da zona de montanha são tipicamente cobertas por árvores e floresta estacional decidual . No entanto, as maiores elevações estão sem árvores e ter algumas plantas por causa de uma diminuição da quantidade de dióxido de carbono, que é essencial para o crescimento das plantas .
Solo e Elevação
A maiores elevações , plantas das zonas de montanha não se decompõem rapidamente quando morrem. Isto é devido às temperaturas extremamente frias . Por esta razão, a qualidade do solo em altitudes mais elevadas é muito pobre.
Biodiversidade
Devido às rápidas mudanças de altitude, a zona de montanha é o lar de algumas das maiores quantidades de biodiversidade. Cordilheira de Sierra Nevada da Califórnia , que abrange Parque Nacional de Yosemite, contém entre 10 mil e 15 mil espécies diferentes de plantas e animais. (Ver referência 2)