Cerca de 225 milhões de anos no Permiano Era, segundo os cientistas, não havia um único continente enorme no planeta chamado Pangea. Este supercontinente pode ser pensado como um quebra-cabeça resolvido dos continentes atuais. A costa leste da América do Sul se encaixa muito bem contra a costa oeste da África , e as linhas costeiras do leste da América do Norte são feitas de materiais semelhantes aos da Europa ocidental. Alfred Wegener propôs pela primeira vez a idéia da deriva continental , em 1915 , dizendo que cada continente descansou em uma placa , à deriva em cima de um núcleo líquido .
Placa Divergência
Quando duas placas se afastam uma da outra , conhecida como placa de divergência , a área entre estas duas placas é preenchido com o magma . Esta ação só ocorre em placas oceânicas , assim que o magma é imediatamente resfriado e endurecido , contribuindo para uma nova seção da crosta. Esta nova seção , chamada de dorsal meso-oceânica , é semelhante a uma costura no fundo do oceano. Há uma longa crista funcionando aproximadamente norte-sul ao longo do Oceano Atlântico , como resultado das placas norte-americanas e sul- separam das placas euro-asiáticos e africanos .
Convergência
O oposto da placa de divergência é a placa de convergência. Isto é, quando duas placas se movem uma contra a outra , provocando uma colisão que alteram o ecossistema. As montanhas do Himalaia foram formadas quando o subcontinente indiano colidiu com a borda sul da placa da Eurásia . Estes acidentes geográficos ainda estão colidindo , e a montanha mais alta do planeta , o Monte Everest, continua a aumentar a uma taxa de cerca de 2,4 centímetros por ano . Nos outros casos de convergência , uma placa pode realmente deslizar sob a borda da outra placa em um processo chamado de subducção . Quando duas placas oceânicas colidem, vulcões podem formar como magma é empurrado para cima.
Lateral Escorregando
Quando duas placas se movem em direções paralelas , como os moradores da costa oeste da os Estados Unidos estão bem cientes , a pressão pode aumentar e rachaduras podem formar . Estas fissuras são chamadas de falhas , e quando a pressão suficiente é criada a partir do movimento de oposição das duas placas , a energia é liberada na forma de um terremoto.