A fim de rocha sedimentar a se formar, é preciso circunstâncias específicas e um monte de tempo. A matéria orgânica desce para a parte inferior de um leito do mar, e se estabelece , em seguida, é rapidamente coberta por uma outra camada de material . Esta questão poderia ser plâncton , plantas e outros organismos que morrem e se instalam no fundo do mar . Depois de anos de acumulação e de pressão em cima dessas camadas formam em pedra. Toda a pedra que se forma dessa maneira é chamado sedimentar. Seu tamanho e composição dos grãos são o que determinam que tipo de rocha sedimentar que é. O petróleo é encontrado em pedra sedimentar de granulação fina .
Shale
O xisto é a pedra mais comum contendo solo. É muito refinado rocha sedimentar . " O xisto betuminoso " é um termo aplicado a qualquer rocha sedimentar que contém betuminosos ( hidrocarbonetos ) mista materiais. Esta pedra é composta por partículas minerais, de tamanho de lodo . Eles se acumulam em camadas que podem ser vistos como eles romper com o rock. Xisto pode ser amarelo ao vermelho ou preto , dependendo da sua composição. Folhelhos ricos em matéria orgânica e provavelmente contêm óleo são negros por causa dos depósitos orgânicos pesados dentro .
Siltstone
O Siltstone Delta Borden , no sudoeste Illinois é um depósito de rochas sedimentares ricas orgânicos contendo piscinas de petróleo. Siltstone , calcário e arenito são os principais tipos de pedra sedimentar nesta área , de acordo com o Departamento de Registro e Educação Illinois. Grãos siltstone são um pouco maiores do que o xisto e corajoso ao toque. Ao contrário de xisto, siltstone não vai quebrar ele camadas. O Borden apresenta poços de petróleo em cinza dolomita siltstone em cima de uma cama de pedra calcária com alguns depósitos de arenito intercaladas .
Tar Sands
areias ou areias betuminosas formam quando óleo pesado extra de acumula em uma pedra porosa . De acordo com a Enciclopédia Ciência JRank , azeite extra pesados contêm altos níveis de resinas e asfaltenos (componentes de hidrocarbonetos ) . Por isso, eles devem ser extraídos em maneiras diferentes do que petróleo bruto regular. Extra óleos pesados acumulam-se em rochas sedimentares porosas como o arenito e argilito . Este tipo de óleo é muito viscoso e tem de ser extraído em forma de rocha e , em seguida, extraiu-se por meio de tratamentos químicos e de aquecimento . Este tipo de extração de petróleo gera mais emissões de carbono do que os de refino de petróleo tradicional.