Embora a lua é muito menor do que o sol e assim por seu campo gravitacional é muito mais fraco , é também muito mais perto da Terra , por isso tem uma maior influência sobre as marés . Marés não estão limitados aos oceanos ; eles ocorrem em todos os lugares , até mesmo na parte sólida da Terra. Marés vividas por crosta da Terra , no entanto, são muito pequenos e valor a uma diferença de apenas alguns centímetros , enquanto a atmosfera se pode deslocar vários quilómetros devido à influência da lua.
Por que existem dois marés por dia
Pode-se supor que a primeira maré alta poderia ocorrer uma vez por dia , onde a lua está mais próxima da Terra. Na verdade, existem duas marés altas , um no lado da Terra voltado para a Lua e outro no lado oposto exato . Para entender isso , é útil imaginar a Terra ea Lua como duas bolas em cada extremidade de uma vara . Se você imaginar que este fiação vara, você pode visualizar como objetos na extremidade ou a Terra ou a Lua se sentiria uma força para fora da inércia.
A influência do Sol
O sol também exerce uma força gravitacional sobre os oceanos . Durante a lua nova , quando a Lua está entre o Sol ea Terra , ou uma lua cheia , quando a lua está em frente ao sol, suas influências de maré estão alinhados , então as marés altas são mais altas e marés baixas são menores. Essas marés mais extremas são chamados marés vivas . Quando a lua está meio cheio, a gravidade do Sol está puxando em uma direção perpendicular à lua de , efetivamente cancelando alguns dos seus efeitos . Preia-mares não são tão elevados e as marés baixas não são tão baixos . Essas marés menos extremas são chamados marés mortas
diferenças de latitude
A lua não gira em torno do equador da Terra. ; seu eixo é inclinado em relação ao eixo da Terra . Como resultado , as altas latitudes , ou seja, locais especialmente ao norte ou ao sul do equador , pode apenas ter um maré por dia.